Meteorologia

  • 08 SEPTEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 26º

Egito detém 10 ativistas em manifestação pró-Palestina

Ativistas pediram a expulsão do embaixador israelita.

Egito detém 10 ativistas em manifestação pró-Palestina
Notícias ao Minuto

15:59 - 05/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Israel/Palestina

As autoridades do Egito detiveram 10 pessoas que participaram numa manifestação pró-Palestina, e que terão pedido a expulsão do embaixador de Israel no país.

Segundo a agência Associated Press (AP), quase 200 pessoas manifestaram-se em frente ao edifício do Sindicato dos Jornalistas no Cairo, no sábado, com a bandeira da Palestina em mãos. Os detidos foram 'apanhados' pelas autoridades mais tarde, quanto estavam nas suas casas.

"Que vergonha! O Egito está a ajudar no cerco [à Faixa de Gaza]!" eram algumas das palavras de ordem, bem como "Não à Embaixada de Israel! Não à normalização [da ocupação]".

"Abram a passagem de Rafah" e "Glória à resistência palestiniana" lia-se nas diferentes faixas que os manifestantes levavam em mãos.

Os detidos ficarão sob custódia durante pelo menos 15 dias, enquanto decorrem as investigações. Foram acusados de espalhar informações falsas e de aderir a um grupo terrorista. Segundo a AP, em causa estará a Irmandade Muçulmana, proibida no Egito desde 2013. Estas acusações, diz a agência de notícias, são regularmente utilizadas em casos que envolvem críticos do governo egípcio.

Desde o ataque do Hamas a Israel a de 7 de Outubro e a consequente guerra na região, as autoridades egípcias detiveram dezenas de manifestantes pró-Palestina, segundo um relatório do grupo de direitos humanos Egyptian Initiative for Personal Rights, citado pela AP.

Leia Também: Presidente do Egito toma posse na nova capital e inicia 3.º mandato

Recomendados para si

;
Campo obrigatório