A primeira-ministra de Itália, Giorgia Meloni, já reagiu à explosão ocorrida, esta terça-feira, numa central hidroelétrica numa barragem na zona de Bolonha, expressando a sua "solidariedade" a todas as vítimas e famílias.
"É com apreensão que acompanho as terríveis notícias sobre a explosão ocorrida numa central hidroelétrica na barragem de Suviana, nos Apeninos Bolonheses", começou por escrever numa publicação divulgada na rede social X (antigo Twitter).
"Toda a minha solidariedade e a do Governo para com as famílias das vítimas e os feridos envolvidos. Os meus agradecimentos aos bombeiros que intervieram prontamente, às equipas de salvamento e a todos aqueles que estão a trabalhar nestas horas para procurar os desaparecidos", acrescentou.
Seguo con apprensione la terribile notizia riguardante l'esplosione verificatasi in una centrale idroelettrica nel bacino artificiale di Suviana, sull'Appennino Bolognese. Tutta la mia vicinanza e quella del Governo ai familiari delle vittime e ai feriti rimasti coinvolti. Un…
— Giorgia Meloni (@GiorgiaMeloni) April 9, 2024
Note-se que, de acordo com o mais recente balanço da autarquia de Bolonha, há pelo menos três mortos e quatro desaparecidos. Cinco pessoas, todos trabalhadores, ficaram feridos.
A explosão terá sido causada por um incêndio num gerador da central hidroelétrica do município de Camugnano, na bacia de Suviana.
Há várias buscas em curso, descritas como bastante complicadas, uma vez que as instalações ficaram submersas pela água, o que também deverá complicar as investigações para apurar exatamente o que aconteceu.
Marco Masinara, presidente da Câmara de Camugnano, disse que, quando o incidente aconteceu, estavam a decorrer trabalhos nas turbinas e havia pessoal no interior das instalações.
O incidente aconteceu abaixo do nível da água. Fonte dos bombeiros de Bolonha explicou que o incêndio terá ocorrido no piso -9, onde se encontram os transformadores. "Vamos precisar do testemunho das pessoas que estiveram no local. As instalações estão agora inundadas, de acordo com as primeiras informações de que dispomos", acrescentou a fonte.
A explosão ocorreu por volta das 15h00 (14h00 em Portugal continental).
A central é gerida gerida pelo grupo energético Enel.
[Notícia atualizada às 20h58]
Leia Também: Explosão em barragem em Itália faz vários mortos e desaparecidos