A Polícia Nacional espanhola deteve um rapaz menor de idade que terá perseguido, através das redes sociais, mais de 20 pessoas, algumas delas também menores de idade.
Segundo as autoridades, o suspeito criou um perfil nas redes sociais com imagens roubadas a um jovem de Barcelona. Depois disso, contactava várias jovens a quem pedia imagens de teor sexual e acaba por tentar extorqui-las.
A investigação da polícia começou depois de as autoridades terem recebido várias denúncias, provenientes de diferentes localidades espanholas, apontando para um único suspeito.
Os agentes encontraram uma série de características comuns em todos os casos, como o modus operandi, os nomes de utilizador ou a forma de solicitar imagens de conteúdo sexual e de ameaçar as vítimas, o que era feito com particular crueldade, refere o La Vanguardia.
Com estes dados, os investigadores conseguiram compilar até 22 queixas provenientes de Oviedo, Barcelona, Valencia, Madrid, Palma de Maiorca, Torrejón de Ardoz e Granada.
Inicialmente, as investigações centraram-se no jovem de Barcelona, cuja fotografia aparecia nos perfis das redes sociais a partir dos quais eram praticados os atos criminosos. No entanto, após várias diligências policiais, os agentes provaram a inocência deste e concluíram que alguém estava a usurpar a sua identidade e a utilizar as suas fotografias sem o seu conhecimento ou consentimento.
Através do IP das contas usadas, a polícia conseguiu apurar a morada do suspeito e deslocando-se ao local confrontou o jovem e apreendeu o seu telemóvel, onde este tinha abertos os perfis que usava.
Após a sua detenção, o menor foi colocado à disposição da Secção de Menores do Ministério Público, tendo a autoridade judicial decretado que se mantivesse em regime fechado.
Leia Também: Agressão sexual. Drake Bell diz porque é que decidiu falar agora