Ativistas dos grupos pró-Palestina 'Youth Demand' e 'Palestine Action' levaram a cabo um conjunto de ações em Londres, durante esta quarta-feira, nas quais pintaram com tinta vermelha a sede do Ministério da Defesa do Reino Unido. Cinco foram detidos.
Segundo a Sky News, as ações tinham como objetivo exigir que os deputados se comprometessem a impor um embargo de armas a Israel. Os ativistas exigiram também o fim de todas as licenças futuras para a exploração, desenvolvimento e produção de combustíveis fósseis no Reino Unido, incluindo a revogação das licenças de petróleo e gás emitidas desde 2021.
Nas redes sociais, foi divulgado um vídeo que mostra os ativistas a pintar as paredes do edifício com tinta vermelha. Depois, ergueram uma faixa, onde se lia: "A juventude exige o fim do genocídio".
Segundo a Polícia Metropolitana, "cinco pessoas foram detidas por danos criminais e encontram-se sob custódia". "Nunca toleraremos que pessoas causem danos criminais a edifícios sob o pretexto de protesto", acrescentou a autoridade numa publicação na rede social X.
Officers from @BTP were supporting the policing of a protest in central London when they saw a group of people spraying paint on a building along the Embankment.
— Metropolitan Police (@metpoliceuk) April 10, 2024
Five people were arrested for criminal damage and are in custody.
We will never tolerate people causing criminal… pic.twitter.com/1hiH63fmtI
Já o ministro da Defesa britânico, Grant Shapps, adiantou que "as Forças Armadas não podem nem serão intimidadas" e frisou que "os que estão no Ministério da Defesa enfrentam ditadores e terroristas todos os dias - patriotas, muitos dos quais colocam as suas vidas em risco para nos proteger a todos".
"Os que nos atacam hoje são o oposto, criminosos cobardes que me apraz ver detidos", atirou no X.
The Armed Forces can’t and won’t be intimidated.
— Rt Hon Grant Shapps MP (@grantshapps) April 10, 2024
Those inside @DefenceHQ stand up to dictators & terrorists every day - patriots, many of whom put their lives at risk to protect us all.
Those targeting us today are the opposite, cowardly criminals who I’m glad to see arrested. https://t.co/CE0btxzTdB
Pode ver imagens do protesto na galeria acima.
Leia Também: CML. Acusado ativista que hasteou bandeira da Palestina e pintou fachada