Baptiste Chebassier, um jovem francês de 27 anos, desafiou-se a si mesmo a escrever um mural com os nomes de todos os 30.249 medalhados nos 128 anos de história dos Jogos Olímpicos modernos. O objetivo é ter a obra pronta antes dos Jogos Olímpicos de Paris, que arrancam no final de julho.
A ideia de escrever os nomes a marcador num papel com cerca de 120 metros de comprimento surgiu há cerca de três anos, segundo conta a agência de notícias Reuters. Desde então, o progresso tem sido lento, uma vez que Chebassier só conseguia escrever antes ou depois do trabalho ou durante os fins de semana. Por isso, decidiu deixar o seu emprego de consultor e concentrar-se no projeto.
"Deixei o meu emprego há um mês e meio e, com o início dos Jogos Olímpicos no final de julho, tenho de o acabar, aconteça o que acontecer. Vou terminá-lo antes do início dos Jogos Olímpicos, e se não conseguir dormir a fazê-lo, então não dormirei", disse o francês, que se encontra atualmente a escrever os vencedores da década de 1980.
Até ao momento, Chebassier não encontrou um lugar para expor o seu projeto, mas confessou que gostaria que fosse num sítio "onde pudesse ser visto pelos atletas".
Pode ver, na galeria acima, algumas imagens do projeto.
Leia Também: Histórico. Pela primeira vez, ouro vai valer dinheiro nos Jogos Olímpicos