Médio Oriente? Netanyahu é "único responsável" por tensão, acusa Erdogan
Recep Tayyip Erdogan afirmou que "Israel está a tentar provocar um conflito regional", condenando o ataque à embaixada do Irão em Damasco. "Foi a última gota", realçou.
© REUTERS/Bernadett Szabo
Mundo Israel/Irão
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, acusou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, de ser "o único responsável" pelas tensões no Médio Oriente.
"Israel está a tentar provocar um conflito regional e o seu ataque à embaixada do Irão em Damasco foi a última gota", afirmou Erdogan, em conferência de imprensa, após uma reunião do Conselho de Ministros, em Ancara.
Erdogan acrescentou que são possíveis novos conflitos regionais enquanto se mantiver a "crueldade e o genocídio" na Faixa de Gaza. Nesse sentido, apelou a todas as partes para que atuem com "bom senso".
O líder turco ainda criticou o Ocidente por ter condenado o ataque perpetrado pelo Irão, no entanto, não teve igual atitude com o ataque de Israel à embaixada do Irão.
De recordar que em causa está um ataque lançado contra Israel por parte do Irão, na noite de sábado e madrugada de domingo, com recurso a mais de 300 'drones' (aparelhos aéreos sem tripulação), mísseis de cruzeiro e balísticos, a grande maioria intercetados, segundo o Exército israelita.
Teerão justificou o ataque com uma medida de autodefesa, argumentando que a ação militar foi uma resposta "à agressão do regime sionista" contra as instalações diplomáticas iranianas em Damasco (Síria), ocorrida a 1 de abril e marcada pela morte de sete membros da Guarda Revolucionária e seis cidadãos sírios.
A comunidade internacional ocidental condenou veementemente o ataque do Irão a Israel, apelando à máxima contenção, de forma a evitar uma escalada da violência no Médio Oriente, região já fortemente instável devido à guerra em curso há mais de seis meses entre Israel e o grupo islamita palestiniano Hamas na Faixa de Gaza.
Leia Também: "O Irão está a brincar com o destino de todos os povos do Médio Oriente"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com