Espanha atinge o maior número de transplantes feitos num só dia
Ao todo, foram 48 os transplantes de órgãos feitos em 24 horas: 25 foram de rim, 11 de fígado, sete de pulmão, três de coração e dois de pâncreas.
© Getty Images
Mundo Transplantes
Espanha atingiu, na quarta-feira, um novo recorde de transplantes feitos num só dia. Ao todo, foram 48 os transplantes de órgãos feitos em 24 horas, 10 a mais que o último marco conseguido no país.
O ministério da Saúde espanhol referiu que o esforço de centenas de profissionais foi essencial, bem como o gesto de 17 famílias que aceitaram doar os órgãos "no momento trágico da perda de um ente querido”. Às famílias juntaram-se duas pessoas vivas que doaram também um órgão, na quarta-feira, segundo o La Voz de Galicia.
Dos 48 transplantes realizados 25 foram de rim, 11 de fígado, sete de pulmão, três de coração e dois de pâncreas. Um dos transplantes foi feito a um doente em situação crítica e que apresentava um risco iminente de morte, caso o transplante não fosse realizado a tempo.
Entre as pessoas transplantadas estavam três crianças e um doente que estava inserido numa lista de pacientes com enormes dificuldades em receber órgãos, devido às suas características imunológicas.
Foram mobilizados seis aviões privados para o transporte dos órgãos, tendo ainda sido solicitada a colaboração de dois voos comerciais da Iberia e da Vueling.
Em 2023, foram realizados 5.863 transplantes de órgãos em Espanha. O país lidera a nível mundial a doação de órgãos há mais de três décadas.
Leia Também: Transplantes pulmonares aumentam, mas espera estabilizou nos 70 doentes
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com