Papa pede para não se permanecer "indiferente" ao atual "conflito global"

O Papa disse hoje, na receção a membros do Pontifício Comité de Ciências Históricas, que perante o "perigoso conflito global" que acontece em vários pontos do mundo, ao qual "não se pode ser indiferente", é necessária "diplomacia de cultura".

Notícia

© Lusa

Lusa
20/04/2024 11:58 ‧ 20/04/2024 por Lusa

Mundo

Vaticano

Francisco falou sobre a urgência de uma "diplomacia da cultura", alimentada "pelo encontro e pela colaboração entre investigadores de todas as culturas e religiões e pelo diálogo entre a Igreja e o mundo, sempre respeitoso da verdade".

Convidando-os a continuar o trabalho de pesquisa histórica para "abrir horizontes de diálogo", o Papa alertou para a necessidade de uma escuta "livre de toda ideologia".

"Porque as ideologias matam", disse, e dirigindo-se aos membros do Comité de Ciências Históricas acrescentou: "Ao encontrar e colaborar com investigadores de todas as culturas e religiões, podem oferecer uma contribuição específica ao diálogo entre a Igreja e o mundo contemporâneo".

Francisco referiu que a Igreja "não pertence a nenhuma cultura particular, mas deseja vivificar o coração de cada cultura com o testemunho manso e corajoso do Evangelho, para construir juntos a civilização do encontro".

Por fim, o Papa acrescentou que a Igreja se opõe "à incivilidade do confronto", alimentada pelas "tentações da autorreferencialidade individualista" e pela "afirmação ideológica do próprio ponto de vista".

Leia Também: Papa lança apelo para evitar "conflito ainda maior" no Médio Oriente

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas