Um pato de borracha, que escapou durante uma tentativa para bater um recorde mundial de uma corrida de patos de borracha, em 2006, foi agora encontrado, 18 anos depois, por um adolescente, numa praia em Orkney, na Escócia, a mais de 600 quilómetros de distância do local onde tinha sido lançado em Dublin, na Irlanda.
O pato de borracha, que participava na 'World Duck Race Ireland', em que participaram 150 mil patos de borracha, foi lançado no rio Liffey. O objetivo era seguir mais de 1 km pelo rio para bater um recorde, mas alguns desviaram-se no trajeto e acabaram no mar.
Agora, um deles acabou por ser encontrado na ilha de Stronsay, em Orkney, na Escócia, por um rapaz de 13 anos. Filip Miller encontrou o pato enquanto passeava o seu cão e levou-o para casa para mostrar à mãe.
"Ele não olhou para ele, apenas o meteu no bolso", disse a mãe, Marion, em declarações à SWNS. "Eu olhei e vi o que tinha escrito", acrescentou.
Ao aperceber-se de que o pato dizia "'World Record Duck Race, Irlanda 2006'", o entusiasmo foi tal que mãe e filho começaram a pesquisar para saber mais.
"É sempre fascinante encontrar coisas na costa - um pouco como uma mensagem na garrafa", disse Marion. "Perguntamo-nos sempre qual é a história e de onde veio, por isso é muito especial poder conhecer o seu percurso", disse.
"Também foi há tanto tempo... há 18 anos e a escrita ainda está intacta e até tem um número", afirmou ainda.
A descoberta foi divulgada nas redes sociais e, depois de alguns utilizadores se questionarem sobre qual o futuro do pato, a família garantiu que irá "mantê-lo na prateleira".
O recorde mundial atual da corrida de patos de borracha é de 2009. A corrida foi realizada no rio Tamisa, em Londres, e envolveu 250 mil patos de borracha.
Leia Também: Paciente morto com 23 tiros enquanto fazia raio-x num hospital no Brasil