Tensão na Califórnia. Polícia avança contra estudantes pró-Palestina
Estarão no local centenas de polícias. As aulas foram canceladas devido a confrontos iniciados pelos manifestantes pró-Israel, que tentaram derrubar uma linha de grades de proteção e paletes do grupo pró-Palestina.
© Getty Images
Mundo EUA
As autoridades começaram a remover as barricadas e a desmantelar o acampamento de tendas montado por manifestantes pró-Palestina na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, esta quinta-feira. Haverá dezenas de detidos.
Centenas de manifestantes recusaram abandonar o local apesar das ordens da polícia, na sequência de confrontos iniciados pelos manifestantes pró-Israel, que tentaram derrubar uma linha de grades de proteção e paletes do grupo pró-Palestina.
À medida que as autoridades avançavam e atiravam granadas atordoantes, os manifestantes procuravam usar guarda-chuvas como escudo, alertando os colegas para terem água preparada, caso a polícia lançasse gás lacrimogénio ou outra substância irritante, adiantou a Associated Press.
De facto, foram ouvidas várias explosões no local, de acordo com a NBC News.
Alguns dos manifestantes ajoelharam-se no chão, com os braços amarrados nas costas, enquanto os agentes, munidos com equipamento de choque, capacetes, máscaras de gás e braçadeiras os detinham e continuavam a tirar mais pessoas do 'campus' da universidade, levando-os para autocarros estacionados nas imediações.
Protesters being detained here on campus @UCLA pic.twitter.com/Ts71IBpGxS
— Liz Kreutz (@LizKreutzNews) May 2, 2024
2:19 AM
— Film The Police LA (@FilmThePoliceLA) May 2, 2024
Quite a sight pic.twitter.com/meIRgALvGx
COPS TURNING THE ENCAMPMENT INTO A WAR ZONE. THIS IS FUCKING INSANE. 20 FLASHBANGS IN A ROW. https://t.co/5lsGf5pr8N pic.twitter.com/WIXTyMEfj8
— People's City Council - Los Angeles (@PplsCityCouncil) May 2, 2024
Pelo menos 15 manifestantes pró-palestinianos ficaram feridos durante os confrontos desta madrugada, que levaram ao cancelamento das aulas. Além disso, a reação considerada "ineficaz" das autoridades policiais suscitou críticas por parte de líderes políticos da Califórnia, incluindo o governador Gavin Newsom.
Entretanto, a polícia de New Hampshire efetuou detenções e desmontou tendas na Universidade de Dartmouth, ao passo que os agentes do Estado de Oregon entraram no campus da Portland State University, enquanto os funcionários procuravam pôr fim à ocupação da biblioteca que começou na segunda-feira.
As manifestações em todo o país começaram em Columbia, a 17 de abril, para protestar contra a ofensiva de Israel em Gaza.
Em vários outros locais dos Estados Unidos, os acampamentos de protesto foram desmontados pela polícia, resultando em detenções, ou encerrados voluntariamente, incluindo no City College e na Fordham University, em Nova Iorque, na Universidade de Portland, no Oregon, e na Northern Arizona University, em Flagstaff, assim como na Tulane University, em Nova Orleães.
[Notícia atualizada às 13h21]
Leia Também: Protesto na Universidade da Califórnia continua apesar de confrontos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com