TV pública belga parou antes da Eurovisão e condenou Israel. A mensagem

A estação pública belga VRT sabia que ia ser transmitida uma mensagem e apontou que as forças sindicais "têm esse direito". Mensagem condenava a ação de Israel no Médio Oriente e pedia um cessar-fogo... mesmo antes da Eurovisão, onde atuaria uma artista israelita, começar.

Notícia

© MBIMunshi/ X (antigo Twitter)

Notícias ao Minuto
10/05/2024 00:11 ‧ 10/05/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Eurovisão

A estação pública belga VRT teve, esta quinta-feira, uma 'paragem' para deixar uma mensagem contra a atuação de Israel no Médio Oriente... na altura em que a segunda semifinal da Eurovisão foi transmitida.

De acordo com as publicações belgas, por alguns momentos, antes do festival, o ecrã ficou preto e podia ler-se a mensagem: "Condenamos a violação de Direitos Humanos levada a cabo pelo Estado de Israel".

A mensagem acaba com um pedido para cessar fogo.

A porta-voz da estação pública explicou à imprensa belga que foi, de facto, "uma ação dos sindicatos". "Fomos informados que isto ia acontecer. Os sindicatos têm o direito de o fazer e não precisam da nossa autorização. Tomámos nota da situação", explicou a responsável.

O 'timing' aconteceu dado que hoje Israel atuou no palco da Eurovisão, depois de uma 'entrada' no concurso polémica, já que o país tinha inicialmente uma música que falava do ataque de 7 de Outubro. Israel mudou, entretanto, a música e a concurso, mas nem por isso a polémica acalmou.

Ainda horas antes de Eden Golan subir ao palco vários manifestantes saíram à rua em Malmo, na Suécia, onde decorre o concurso, para protestar contra a participação do país. Até durante a o ensaio geral da concorrente, de 20 anos, a artista foi vaiada, tal como pode ver aqui.

Israel foi um dos dez países que passou hoje à final do concurso, que está prevista acontecer no próximo sábado, 11 de maio.

Leia Também: Já são conhecidos todos os finalistas da 68.ª edição da Eurovisão

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas