Um adolescente de 15 anos salvou a mãe e a irmã de apenas 14 meses de um incêndio que brotou esta terça-feira no edifício em que residiam, no município espanhol de Bermeo, no País Basco.
"É um herói. Foi ele que nos salvou", realçou a mãe de Unax, AinhoaVillaragut, em declarações à agência EFE.
O incêndio provocou queimaduras de segundo grau ao seu marido, tendo também levado a que quatro outras pessoas fossem hospitalizadas por inalação de fumo.
O jovem, que residia no quinto andar do edifício, sabia como agir em caso de incêndio por, certo dia, ter lido uma nota informativa divulgada pelos bombeiros.
Nessa linha, o adolescente levou a mãe e a irmã para o quarto com menos fumo e cobriu a porta com panos molhados, enquanto tentava acalmar a progenitora. Depois, ligou para os serviços de emergência.
O incêndio brotou pelas 8h05 desta manhã, no quarto andar. Todos os residentes puderam regressar aos seus domicílios, à exceção dos que habitavam os quarto e quinto andares, que ficaram “totalmente afetados”, segundo a autarca Nadia Nemeh Somaly.
Ainda que a maioria dos residentes deverão ser acolhidos por familiares, a Câmara Municipal dará apoio a quem não tenha para onde dizer, de acordo com a responsável.
Leia Também: Incêndios. Câmara de Ourém pede ao Governo mais meios para prevenção