Acampamento em Harvard levantado em troca de discussões sobre Palestina

Os organizadores de um acampamento de solidariedade com os palestinianos no 'campus' universitário de Harvard decidiram levantá-lo, de forma pacífica, depois de acordarem com a universidade a discussão de várias questões.

Notícia
AnteriorSeguinte

© JOSEPH PREZIOSO/AFP via Getty Images

Lusa
14/05/2024 23:48 ‧ 14/05/2024 por Lusa

Mundo

Cambridge

O grupo estudantil Harvard Fora da Palestina Ocupada (Harvard Out of Occupied Palestine) disse, em comunicado, que a iniciativa tinha cumprido os objetivos.

O presidente interino da Universidade de Harvard, Alan Garber, concordou em discutir com os estudantes as questões que estes têm colocado.

O corte de relações com Israel e as empresas que mantêm negócios com este Estado em sido defendido em acampamentos similares montados em outros espaços universitários nos EUA.

Além de Garber, também a diretora da Faculdade de Artes e Ciências, Hopi Hoekstra, vai reunir com os estudantes para discutir o conflito no Médio Oriente.

Os estudantes adiantaram que também se vão reunir com outros dirigentes da universidade, como a Empresa de Gestão de Harvard, que controla o maior fundo académico, avaliado em cerca de 50 mil milhões de dólares.

Na declaração dos estudantes especificou-se que a agenda das discussões inclui a divulgação dos investimentos feitos, desinvestimentos e reinvestimentos e a criação de um Centro de Estudos Palestinianos.

Os estudantes adiantaram também que a Universidade ofereceu a retirada das suspensões aplicadas a mais de 20 estudantes e trabalhadores-estudantes e recuou ainda nas medidas punitivas dirigidas a cerca de outros 60.

"Desde o seu estabelecimento há três semanas, o acampamento alargou e aprofundou a organização da solidariedade com a Palestina na universidade", disse um porta-voz dos estudantes. Desde logo, particularizou, "mexeu o ponteiro sobre a divulgação dos investimentos feitos e o desinvestimento em Harvard".

Leia Também: Imagens. Protestos estudantis contra guerra nas universidades italianas

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas