O diretor da prisão La Modelo de Bogotá, na Colômbia, foi assassinado esta quinta-feira, quando a viatura oficial em que circulava foi atacada em plena capital do país.
O coronel reformado da Polícia, Élmer Fernández, de 58 anos, foi morto a tiro por um grupo de atacantes, quando se dirigia a casa. Nos dias anteriores, teria recebido ameaças de morte através de panfletos.
O anúncio da morte foi dado pelo ministro da Justiça do país, Néstor Osuna, que num video partilahdo no X, "lamenta ter de ser o portador da notícia.
Segundo o mesmo, o ataque a Élmer Fernández aconteceu quando este estava num veículo do Instituto Nacional Penitenciário e Prisional (Inpec), numa movimentada avenida da capital. O caso envolveu um enorme aparato internacional (como pode ver nas imagens registadas no local e que pode ver acima).
Lamentable noticia que debo entregar. En este
— Néstor Osuna (@osunanestor) May 16, 2024
Momento hay un plan candado en Bogotá para capturar a los asesinos y voy hacia consejo extraordinario de seguridad en unos minutos. pic.twitter.com/kupBjUtDwr
Entretanto, o presidente do país, Gustavo Petro, recordou que o homem tinha assumido a liderança deste estabelecimento prisional "há apenas 42 dias" e que estava a "cumprir ordens para impor disciplina e a efetuar buscas aleatórias”.
Leia Também: "Genocídio". Colômbia pede a tribunal que ordene prisão de Netanyahu