O drone turno Akinci identificou uma fonte de calor que se suspeitava serem os destroços do helicóptero que transportava o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, tendo compartilhado as coordenadas com as autoridades, o que levou à localização da aeronave acidentada.
Saliente-se que a Turquia enviou 32 equipas de salvamento e seis veículos, dos centros de Van e Erzurum, no leste do país, para o Irão para ajudar nas operações de busca, segundo anunciou a Agência de Emergência e Salvamento na rede social X.
Além disso, Teerão tinha também solicitado o apoio de um helicóptero equipado para buscas noturnas.
Entretanto, as equipas de socorro iranianas recuperaram esta segunda-feira os restos mortais do presidente daquele país e dos restantes oito passageiros que seguiam no helicóptero que se despenhou no domingo no noroeste do Irão, anunciou o Crescente Vermelho.
Akinci UAV identifies source of heat suspected to be wreckage of helicopter carrying Iranian President Raisi and shares its coordinates with Iranian authorities pic.twitter.com/0tZtMc5oaP
— Anadolu English (@anadoluagency) May 20, 2024
BREAKING — The most clear aerial footage of Raisi helicopter crash site in Iran so far pic.twitter.com/G2J9QfYUKO
— Ragıp Soylu (@ragipsoylu) May 20, 2024
"Estamos a transportar os corpos dos mártires para Tabriz", a principal cidade do noroeste do país, disse o chefe do Crescente Vermelho, Pirhossein Koulivand, à televisão estatal, anunciando o fim das operações de busca.
Poucas horas antes, o governo iraniano confirmou a morte do chefe de Estado, tendo acrescentado que o desastre não causará "qualquer perturbação na administração" do Irão.
O helicóptero que transportava Raisi e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Hossein Amir-Abdollahian, despenhou-se na zona de Kalibar.
O acidente ocorreu domingo, quando a comitiva regressava da zona de fronteira com o Azerbaijão, onde Raisi inaugurou uma barragem em que participou o homólogo azeri, Ilham Aliyev.
Veja as imagens.
Leia Também: AO MINUTO: Corpos recuperados; Morte de Raisi não causará "perturbação"