Meteorologia

  • 08 SEPTEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 26º

Israel pretende o regresso a quatro colonatos na Cisjordânia

Israel pretende o regresso a vários colonatos da Cisjordânia que foram evacuados ao abrigo do plano unilateral de retirada que pôs fim à presença em Gaza e em quatro locais no norte da Cisjordânia em 2005.

Israel pretende o regresso a quatro colonatos na Cisjordânia
Notícias ao Minuto

12:50 - 22/05/24 por Lusa

Mundo Médio Oriente

O Ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, anunciou que a legislação que permite o regresso dos civis israelitas à zona foi alargada de modo a incluir as áreas onde se situavam os colonatos de Sa Nur, Ganim e Kadim - todos eles evacuados em 2005.

Citado hoje pelo jornal Times of Israel, Gallant disse que os israelitas podem voltar a entrar nestas zonas, incentivando "o desenvolvimento dos colonatos assim como melhorar a segurança dos residentes na região".

Embora o governo ainda não tenha dado autorização a qualquer atividade relacionada com estes locais - um processo que normalmente demora anos - o levantamento da proibição pode encorajar o restabelecimento de colonatos ilegais.

A mesma medida já foi aplicada em relação ao colonato de Homesh, cuja construção ilegal foi o epicentro de uma crise entre colonos, o governo israelita e ativistas que se opunham à construção.

Este colonato, juntamente com os outros três, foi evacuado e parcialmente demolido há 19 anos, no âmbito do plano de retirada, depois de ter sido construído em terrenos palestinianos privados.

Em 2023, o governo de Israel solicitou a anulação do regulamento que declarava os locais como "zona de guerra", numa tentativa de abrir caminho ao regresso dos cidadãos israelitas.

As declarações do ministro da Defesa sobre os colonatos são publicadas no mesmo dia em que Espanha, Noruega e República da Irlanda anunciaram que vão reconhecer a Palestina como Estado no próximo dia 28 de maio.

Leia Também: Médio Oriente. Duas universidades espanholas cortaram relações com Israel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório