Meteorologia

  • 08 SEPTEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 26º

Hamas denuncia mais de 90 mortos em Gaza nas últimas 24 horas

Pelo menos 91 pessoas morreram em ataques israelitas na Faixa de Gaza nas últimas 24 horas, afirmou o grupo islamita Hamas, enquanto o exército ampliou as operações em Rafah, no extremo sul do enclave

Hamas denuncia mais de 90 mortos em Gaza nas últimas 24 horas
Notícias ao Minuto

16:32 - 23/05/24 por Lusa

Mundo Hamas

O Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, deu hoje conta de "nove massacres contra famílias" na Faixa de Gaza, elevando o número total de mortos desde o início da ofensiva israelita para 35.800.

Além disso, 210 pessoas ficaram feridas, elevando para 80.200 o total de feridos desde o início da guerra no enclave palestiniano devastado.

Estima-se que os corpos de cerca de 10.000 pessoas desaparecidas continuam enterrados sob os escombros.

Num comunicado militar é referido que as tropas israelitas avançaram hoje ainda mais para Rafah e mataram vários presumíveis milicianos do Hamas em combates "corpo a corpo", enquanto o exército mantém ataques aéreos sobre a maior parte do enclave.

"As tropas estão a operar com base em informações sobre alvos terroristas nos bairros de Brasil e Shabura, fazendo tudo o que é possível para evitar danos aos civis e depois de a população civil na área ter sido retirada", indica o documento.

A operação militar de Israel em Rafah, iniciada a 06 deste mês, está a ser alvo de grande controvérsia porque a cidade abrigou inicialmente mais de 1,4 milhões de pessoas deslocadas, que foram novamente obrigadas a abandonar a localidade sem terem garantias de segurança em qualquer outro lugar.

Segundo os Médicos Sem Fronteiras (MSF), mais de 800.000 habitantes de Gaza já chegaram às praias de al-Mawasi, de onde o exército israelita aconselhou os civis a fugir pouco antes do início da ofensiva.

Embora as forças armadas a tenham identificado como uma "zona segura", trata-se de uma área costeira onde milhares de pessoas já estavam a viver em tendas temporárias, sem água nem saneamento.

Leia Também: Gabinete de guerra israelita anuncia retoma das negociações com Hamas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório