Meteorologia

  • 18 OCTOBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 22º

Planos de casamento 'em massa' foram suspensos na Nigéria

Várias jovens realizaram cerimónias de casamento privados após o adiamento do casamento coletivo, que estava previsto acontecer no dia 24 de maio.

Planos de casamento 'em massa' foram suspensos na Nigéria
Notícias ao Minuto

20:05 - 28/05/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Nigéria

Os planos de um casamento coletivo, que incluía 100 raparigas e jovens, foram suspensos, depois da decisão de líderes religiosos e um legislador estatal ter suscitado indignação, no noroeste da Nigéria.

Ainda assim, realizaram-se algumas cerimónias privadas, de acordo foi divulgado esta terça-feira pelo presidente da assembleia estadual e de uma das raparigas, avança a agência Reuters.

Em conjunto com o grupo local de defesa dos direitos humanos Concerned Nigerian Citizens, a ministra nigeriana dos Assuntos das Mulheres, Uju Kennedy-Ohanenye, teria avançado com uma providência cautelar ao tribunal para impedir a cerimónia - que estava prevista acontecer no dia 24 de maio - e determinar as idades das jovens noivas, temendo-se que algumas pudessem ser menores de idade.

Uma equipa do ministério esteve no Níger na quinta e sexta-feira passadas e reuniu-se com o presidente da assembleia estadual, Abdulmalik Sarkindaji, segundo foi revelado à Reuters.

Ao que tudo indica, a delegação ficou satisfeita com o facto de as raparigas terem mais de 18 anos - a idade legal para casar. Além disso, o ministério prometeu bolsas de estudo para aquelas que querem continuar a estudar e apoio financeiro para as que quisessem casar.

"Eles certificaram a idade e a aptidão física das raparigas", disse um porta-voz da assembleia.

"Amo o homem com quem casei e ele também me ama"

Uma jovem de 20 anos, identificada como Fatima Mohammed Mariga, revelou à Reuters que era uma das pessoas que tencionava participar no casamento 'em massa', mas acabou por saber que a cerimónia teria sido suspensa devido a controvérsias.

Fatima contou que casou com o seu namorado na sexta-feira, numa cerimónia em que estiveram presentes familiares, amigos e um líder religioso local.

"Não fui forçada a casar com ele. Amo o homem com quem casei e ele também me ama", relatou, acrescentando que pelo menos outras nove jovens também casaram no mesmo dia que ela.

Leia Também: Mulheres e crianças raptadas no noroeste da Nigéria foram libertadas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório