Um jovem de 18 anos foi detido pela Direção-Geral de Segurança Interna (DGSI) francesa, por suspeitas de que estaria a preparar um ataque terrorista durante os Jogos Olímpicos deste ano.
A informação é avançada pela BFMTV, que diz que o jovem, checheno, foi considerado suspeito de preparar um ataque com "motivações islamistas" em solo francês e foi detido pela DGSI a 22 de maio. Atualmente, encontra-se em prisão preventiva, após ter sido oficialmente acusado, a 26 de maio.
Segundo os primeiros elementos da investigação citados pela BFMTV, o jovem estaria a preparar um ataque contra o estádio Geoffroy-Guichard, que vai receber vários jogos de futebol neste verão.
Os alvos seriam espectadores e membros da polícia e o jovem teria, em casa, informações sobre o estádio da cidade de Saint-Étienne, incluindo uma fotografia no seu computador. O telemóvel do jovem tinha também fotografias do local.
O suspeito negou as acusações, mas admitiu uma troca de mensagens através de aplicações que utilizam sistemas de encriptação de mensagens, como o Telegram ou o Discord.
Em comunicado partilhado pelo Ministério do Interior francês, o ministro, Gérald Darmanin, "felicita as forças de segurança", que "demostraram novamente a sua mobilização plena e a sua eficácia na luta contra o terrorismo e a proteção do país".
Les agents du ministère de l’Intérieur sont pleinement mobilisés pour la sécurité des Français. https://t.co/z7qhTrlfUG
— Gérald DARMANIN (@GDarmanin) May 31, 2024
[Notícia atualizada às 15h57]
Leia Também: Jovem de 14 anos detido em Londres por um crime de terrorismo