Meteorologia

  • 22 SEPTEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Partido de Modi conserva poder em região disputada pela China

O Partido Bharatiya Janata (BJP) do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, manteve hoje, nas eleições regionais, o controlo do estado de Arunachal Pradesh, que é disputado pela China e fonte de atritos bilaterais.

Partido de Modi conserva poder em região disputada pela China
Notícias ao Minuto

20:22 - 02/06/24 por Lusa

Mundo Índia

As eleições neste estado aconteceram no dia 19 de abril, coincidindo com o início das eleições gerais, que terminaram no sábado.

As sondagens indicam Modi como o favorito para liderar o país asiático pelo terceiro mandato consecutivo, mas os resultados só são esperados na próxima terça-feira.

"Muito obrigado, Arunachal Pradesh! O povo deste estado maravilhoso deu um mandato indubitável às políticas de desenvolvimento", disse Modi na rede social X, depois de a Comissão Eleitoral ter confirmado que o BJP conquistou 46 dos 60 lugares em disputa.

Fazendo fronteira com a China, esta região controlada por Nova Deli, mas disputada por Pequim, é uma fonte regular de tensões bilaterais, reavivadas por uma visita de Modi em março passado, na qual inaugurou projetos milionários, incluindo infraestruturas estratégicas destinadas à defesa.

No que diz respeito ao pequeno estado de Sikkim, cujas eleições também foram realizadas em 19 de abril, e que faz fronteira com o Nepal, a China e o Butão, o partido regional Sikkim Krantikari Morcha conquistou uma maioria esmagadora de 31 parlamentares, dos 32 assentos na assembleia local.

Os resultados das eleições regionais na Índia nem sempre se traduzem diretamente nas eleições gerais, embora a vitória do BJP em Arunachal Pradesh reforce o triunfalismo que Modi tem demonstrado desde sábado.

Este é o maior ato eleitoral da história em termos de número de eleitores. Foram convocados cerca de 970 milhões de pessoas - mais de 10% da população mundial -- para escolherem entre mais de 8.300 candidatos num processo organizado em sete fases, que se prolongaram por 44 dias.

A sétima volta das eleições abrangeu 57 círculos eleitorais em sete estados e um território, completando uma eleição nacional para preencher todos os 543 lugares na câmara baixa do parlamento.

A eleição é considerada uma das mais importantes da história da Índia: se Modi ganhar, será apenas o segundo líder indiano a obter um terceiro mandato, depois de Jawaharlal Nehru, o primeiro chefe de governo do país.

A campanha do executivo assentou no sucesso económico do país, mas, nas últimas semanas, focou-se em discursos contra a minoria muçulmana, que representa 14% dos 1,4 mil milhões de habitantes da Índia.

Leia Também: Onda de calor na Índia causou morte de 33 funcionários eleitorais sábado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório