Um grupo de 12 crianças que passeava de bicicleta por La Rochelle, no sudoeste de França, na manhã desta quarta-feira, foi atropelado por um carro num cruzamento, avança o Le Parisien.
Há sete feridos, três deles com gravidade. Uma das crianças, em estado mais crítico, foi transportada de helicóptero para para um hospital de Poitiers, cidade situada na região centro-oeste de França, indicou o secretário-geral da câmara municipal de Charente-Maritime, Emmanuel Cayron, citado pelo mesmo jornal. Outras duas estão em "urgência absoluta".
Há ainda mais três feridos, mas sem gravidade.
LA ROCHELLE : Un groupe de 12 enfants à vélo a été percuté par une automobiliste de 83 ans dans le centre-ville lors d'une sortie périscolaire. Six sont blessés dont trois grièvement (France 3). pic.twitter.com/6CmwzSMw4s
— Infos Françaises (@InfosFrancaises) June 5, 2024
Os menores estavam a participar num passeio organizado pelo seu centro de atividades e têm entre 7 e 11 anos.
O atropelamento aconteceu numa estrada com duas faixas de rodagem, tendo-se tratado de uma “colisão frontal” cuja causa “não foi determinada”, disse o Ministério Público, que abriu um inquérito.
"Foi aberto um inquérito judicial. Será necessário determinar as circunstâncias do acidente", afirmou ainda Emmanuel Cayron, indicando que um "pequeno veículo" esteve envolvido no incidente.
A viatura, um Twingo, era conduzida por uma idosa de 83 anos, indica uma fonte judiciária, citada pela BFMTV.
️[ 🇫🇷 FRANCE ]
— (Little) Think Tank (@L_ThinkTank) June 5, 2024
Grave accident de la circulation à La Rochelle, ce matin : une automobiliste âgée de 80 ans a perdu le contrôle de son véhicule et a fauché un groupe de cyclistes comprenant de nombreux enfants. Plusieurs blessés graves sont à déplorer (Sud-Ouest). pic.twitter.com/a4qpaRCW2e
O acidente aconteceu por volta das 10h, perto do centro da cidade de La Rochelle, quando as crianças participavam num percurso de orientação num parque público. As crianças estavam acompanhadas por dois animadores e “estavam habituadas a andar de bicicleta. Fazem-no regularmente", declarou a Câmara Municipal de La Rochelle.
A condutora foi imediatamente detida, mas acabou por ser libertada tendo em conta o seu estado de saúde.
As crianças, que estavam a fazer um passeio de bicicleta pós-escolar, estavam acompanhadas por dois funcionários.
"Estavam habituadas a andar de bicicleta. Fazem-no regularmente", declararam as autoridades municipais, que pediram aos habitantes locais para evitarem a zona do acidente.
De acordo com o Le Figaro, cerca de 32 bombeiros foram destacados para o local, bem como sete ambulâncias e vários veículos de emergência.
A investigação ao sucedido está nas mãos da Direção Interdepartamental da Polícia Nacional de La Rochelle (DIPN), que começou a entrevistar testemunhas e a procurar eventuais imagens de câmaras de vigilância.
[Notícia atualizada às 13h02]
Leia Também: Biden e Zelensky encontram-se em França e no G7 em Itália