Meteorologia

  • 06 JULHO 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 24º

Primeiro-ministro belga apoia a IL por acreditar na importância da Europa

O primeiro-ministro da Bélgica, o liberal Alexander De Croo, manifestou hoje o seu total apoio ao cabeça de lista da Iniciativa Liberal ao Parlamento Europeu por acreditar na importância da Europa, pretender reduzir os impostos e acabar com as burocracias.

Primeiro-ministro belga apoia a IL por acreditar na importância da Europa
Notícias ao Minuto

13:50 - 05/06/24 por Lusa

Mundo Eleições Europeias

"No domingo, Portugal e o resto da União Europeia vão às urnas e a Iniciativa Liberal é o partido que acredita na importância da Europa Liberal", afirmou o governante belga numa mensagem vídeo enviada à campanha da IL.

Segundo Alexander De Croo, João Cotrim de Figueiredo lidera uma "lista forte" para o Parlamento Europeu que pretende reduzir os impostos, simplificar as burocracias e garantir que os sistemas de educação e saúde estejam entre os melhores do mundo.

"Agora é a hora de mudar, agora é a hora de abraçar um futuro onde a liberdade e a prosperidade andam de mãos dadas. Boa sorte para o João Cotrim e para a Iniciativa Liberal", concluiu o primeiro-ministro da Bélgica.

Na terça-feira, já o ministro das Finanças da Alemanha, Christian Lindner, tinha manifestado total apoio ao cabeça de lista da IL ao Parlamento Europeu, considerando que personifica os valores da liberdade, inovação e progresso.

"São apoios que eu já sabia que iam aparecer e que têm especial significado porque são de membros destacados de partidos que integram o Partido Liberal Europeu e com provas dadas na defesa dos direitos individuais e das liberdades cívicas", reagiu, assim, Cotrim de Figueiredo no final de uma visita à feira de Famalicão, no distrito de Braga.

O candidato a eurodeputado considerou que quer o primeiro-ministro belga, quer o ministro das Finanças alemão são "pessoas com grandes sucessos nos seus países" e que reconhecem na Iniciativa Liberal o mesmo tipo de matriz e o mesmo tipo "de capacidade de fazer acontecer".

As últimas europeias, em 2019, foram o primeiro ato eleitoral a que a IL se apresentou (depois da fundação em 2017), tendo conseguido menos de 30.000 votos (0,88% do total).

Em Portugal, as eleições europeias realizam-se em 09 de junho e serão disputadas por 17 partidos e coligações: AD, PS, Chega, IL, BE, CDU, Livre, PAN, ADN, MAS, Ergue-te, Nova Direita, Volt Portugal, RIR, Nós Cidadãos, MPT e PTP. Serão eleitos 21 deputados.

Leia Também: Problemas sérios não se resolvem com "um estalar de dedos", diz IL

Recomendados para si

;
Campo obrigatório