Meteorologia

  • 08 SEPTEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 26º

UE aguarda "com expectativa" parceria com a Índia após reeleição de Modi

A União Europeia (UE) felicitou hoje Narenda Modi pela sua reeleição como primeiro-ministro da Índia, afirmando aguardar "com expectativa" a continuação da parceria entre as duas maiores democracias do mundo.

UE aguarda "com expectativa" parceria com a Índia após reeleição de Modi
Notícias ao Minuto

23:33 - 05/06/24 por Lusa

Mundo Índia

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, felicitou "o povo da Índia" e Modi após as eleições indianas, em que o BJP, partido do primeiro-ministro, foi o partido mais votado, permitindo a sua reeleição para um terceiro mandato à frente do Governo.

"À medida que a UE avança para as suas próprias eleições, celebramos a voz do povo nas nossas democracias, as duas maiores do mundo", destacou Von der Leyen, numa mensagem na rede social X.

"Aguardo com expectativa a continuação de uma parceria frutuosa entre a UE e a Índia", acrescentou.

Também o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, congratulou Modi pelos resultados na "maior eleição do mundo".

"A UE aguarda com expectativa a oportunidade de continuar a aprofundar a sua parceria estratégica com a Índia", disse, defendendo a necessidade de cooperação "nos desafios globais mais prementes: as alterações climáticas, a paz e a segurança e a luta contra a pobreza".

O Partido Bharatiya Janata (BJP) de Modi foi a força política mais votada nas eleições gerais da Índia e conquistou 240 lugares na câmara baixa do parlamento indiano (Lok Sabha), de acordo com os resultados divulgados na terça-feira pela Comissão Eleitoral após mais de 15 horas de contagem.

Os lugares conquistados ficaram, porém, aquém dos 272 lugares necessários para formar um governo sozinho, pelo que irá, pela primeira vez, precisar de parceiros da Aliança Democrática Nacional (NDA) para formar o executivo.

Modi deverá assumir o terceiro mandato consecutivo à frente do Governo indiano no próximo sábado, avançou a imprensa local.

No país mais populoso do mundo, o escrutínio, que teve início a 19 de abril e decorreu em sete fases, envolveu quase 970 milhões de eleitores, mais de 10% da população mundial.

A taxa de participação nas eleições gerais na Índia, que foram apelidadas como o maior exercício democrático à escala mundial, situou-se, em média, nos 66%, de acordo com os dados oficiais.

Leia Também: México. Von der Leyen saúda "eleição histórica" de 1.ª mulher presidente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório