Um homem com dupla nacionalidade russa e ucraniana foi detido após ferir-se numa explosão num quarto de hotel perto do aeroporto Charles de Gaulle, em Val-d’Oise, a norte de Paris, França. A inforação foi avançada pela Procuradoria Nacional Antiterrorista (PNAT), esta quarta-feira, revelando que o homem é suspeito de ter planeado uma ação violenta.
Segundo a agência Reuters, o suspeito "sofreu queimaduras graves na sequência de uma explosão", ao manusear um engenho explosivo improvisado, na segunda-feira. Foi tratado pelos bombeiros e, posteriormente, transportado para uma unidade hospitalar.
A Direção-Geral de Segurança Interna francesa tomou conta do caso e foram encontrados produtos e materiais para o fabrico de explosivos no quarto de hotel. "Um desses engenhos tinha explodido", referiu a PNAT. De acordo com uma das fontes próximas do caso, o jovem sofreu ferimentos na cabeça.
A PNAT abriu, na terça-feira, uma investigação ao caso, estando em causa crimes como a associação criminosa terrorista e a posse de explosivos ou de substâncias destinadas a formar um explosivo, em ligação com um projeto terrorista.
O aeroporto Charles de Gaulle disse que as operações não foram afetadas pela detenção.
Paris encontra-se em alerta máximo de segurança, a menos de dois meses do arranque dos Jogos Olímpicos de 2024.
[Notícia atualizada às 22h09]
Leia Também: Macron anuncia participação em cimeira de paz na Suíça