Meteorologia

  • 08 SEPTEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 26º

Argentina não tem pedidos do Brasil sobre acusados em tentativa de golpe

O governo argentino garantiu hoje que não recebeu qualquer pedido do Brasil de captura ou de extradição de cidadãos brasileiros acusados pela tentativa de golpe de Estado de janeiro de 2023 e que alegadamente fugiram para a Argentina.

Argentina não tem pedidos do Brasil sobre acusados em tentativa de golpe
Notícias ao Minuto

21:28 - 08/06/24 por Lusa

Mundo Argentina

"Ainda não temos qualquer alerta vermelho sobre essas pessoas", afirmou a ministra da Segurança argentina, Patricia Bullrich.

A ministra disse que não tinha uma lista nem confirmação sobre se algum dos envolvidos nos processos entrou na Argentina.

"Tem que haver pedidos oficiais e deve passar pela Interpol (polícia internacional). Neste momento, pelo menos ao Ministério da Segurança, não houve pedido (...). Por agora parece só propaganda", afirmou Bullrich em declarações a uma rádio.

A polícia federal brasileira anunciou na passada sexta-feira que vai solicitar extradições à Argentina, em coordenação com os Ministérios da Justiça e dos Negócios Estrangeiros, após análise pelo Supremo Tribunal.

A representação da polícia brasileira em Buenos Aires vai reunir os nomes e inclui-los na rede Anfast para busca de fugitivos da Ameripol, mecanismo americano de cooperação policial, segundo a agência EFE.

Os brasileiros que alegadamente fugiram para a Argentina fazem parte de um grupo de 208 processados e, em alguns casos, já condenados, pelos ataques às sedes da Presidência do Brasil, do Parlamento e do Supremo Tribunal Federal perpetrados por milhares de seguidores do ex-presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro (2019-2022), no dia 08 de janeiro de 2023, na tentativa de forçar um golpe contra o atual presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.

Desse total, cerca de 50 indivíduos foram detidos nos últimos dias no Brasil.

Leia Também: Pânico na Argentina. Jogador do Vélez está desaparecido há dez dias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório