Meteorologia

  • 04 JULHO 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 30º

Centro-direita segue à frente nas eleições para o Parlamento Europeu

O Partido Popular Europeu (PPE) mantinha-se hoje à frente nas eleições europeias, com 189 lugares, mais 54 que os socialistas, de acordo com uma atualização da projeção do Parlamento Europeu para os próximos cinco anos.

Centro-direita segue à frente nas eleições para o Parlamento Europeu
Notícias ao Minuto

23:08 - 09/06/24 por Lusa

Mundo Europeias

Uma segunda projeção do hemiciclo, baseada em 24 resultados provisórios nacionais, estimativas de Itália e Polónia e dados compostos por sondagens pré-eleitorais e à boca das urnas na Bélgica, alargou a diferença do centro-direita (integra o PSD e o CDS-PP) em relação aos Socialistas e Democratas (S&D, que inclui o PS), que têm 135 eleitos.

Os liberais do Renovar a Europa (que integra o Iniciativa Liberal) são o terceiro maior grupo, com 80 eleitos.

Os dados, anunciados esta noite pelo Parlamento Europeu, atribuem 72 eleitos aos Conservadores e Reformistas (ECR) e 58 eurodeputados ao Identidade e Democracia (ID, a que pertence o Chega).

Os Verdes (inclui o Livre e o PAN) passam de quarto a sexto lugar, com 52 eurodeputados, enquanto a Esquerda Europeia (que integra PCP e Bloco de Esquerda) terá conseguido 36 lugares.

Esta projeção da assembleia europeia coloca ainda 51 eurodeputados no grupo dos não inscritos e 52 recém-eleitos não ligados a nenhum grupo político do parlamento cessante.

Antes da apresentação destes números, a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, destacou que a votação, que decorreu entre quinta-feira e hoje, reflete "um sinal de confiança do (nosso) povo, para que o Parlamento Europeu continue a liderar a agenda europeia".

"É também um sinal de que devemos continuar a trabalhar mais", defendeu, garantindo: "A democracia está viva".

O Parlamento Europeu é a única instituição da União Europeia (UE) eleita por voto direto.

No total, cerca de 361 milhões de eleitores dos 27 países da UE foram chamados a escolher a composição do próximo Parlamento Europeu, elegendo 720 eurodeputados, mais 15 que na legislatura anterior. A Portugal cabem 21 lugares no hemiciclo.

Nas anteriores eleições de 2019, foram eleitos 751 eurodeputados, quando o Reino Unido ainda fazia parte da UE, mas com a sua saída, passaram a existir 705 lugares.

Na legislatura que agora termina, o PPE tinha 176 eurodeputados, enquanto o S&D tinha 139. Seguiam-se o Renovar a Europa (102), os Verdes (71), o ECR (69) e o ID (49). A Esquerda Europeia tinha 37 parlamentares e havia 62 eurodeputados não inscritos.

Leia Também: Metsola. PE "não trabalha com Governo e oposição" mas com maiorias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório