Meteorologia

  • 08 SEPTEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 26º

Após polémica, museu muda exposição só para mulheres para WC feminino

Homem apresentou queixa e dona do espaço encontrou uma solução original.

Após polémica, museu muda exposição só para mulheres para WC feminino
Notícias ao Minuto

12:12 - 25/06/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Austrália

O Museu de Arte Nova e Antiga (Mona) da Tasmânia, na Austrália, transferiu uma das suas exposições para a casa de banho das mulheres, depois de uma polémica relacionada com a mesma.

Kirsha Kaechele é a responsável pela exposição, que contempla quadros de Picasso, e que se destina apenas a mulheres.

Ora, nem todos acharam piada a este facto, tendo Jason Lau apresentado uma queixa contra o museu por lhe ter negado a entrada no espaço, em abril de 2023.

O Tribunal Administrativo e Civil da Tasmânia concordou com o homem e considerou que o museu violou a lei anti-discriminatória do Estado e ordenou que o espaço abrisse portas a "pessoas que não se identificam como sendo senhoras".

O Ladies Lounge foi inaugurado em 2020 e consistia numa exposição exclusiva para mulheres, inspirada em pubs australianos misóginos e antiquados, dos quais as mulheres eram excluídas até 1965.

Depois da decisão do tribunal, Kaechele tenciona manter a exposição disponível apenas para mulheres e pondera, por isso, transferi-la para a casa de banho feminina do museu.

Numa publicação no espaço, a mulher refere que até à data o espaço não tinha casas de banho só para mulheres, uma vez que eram todas unissexo. No entanto, na sequência da queixa "apresentada por um homem", Kaechele fez alterações ao espaço para garantir que aquela exposição continuava a ser um espaço só para elas.

Leia Também: Grada Kilomba apresenta 'Opera to a Black Venus' em mostra na Alemanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório