Meteorologia

  • 28 JUNHO 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 25º

Este pai chinês reencontrou a filha 23 anos após o seu sequestro

O homem, mecânico de profissão, viajou pela China numa carrinha em busca da sua filha recém-nascida, que foi sequestrada.

Este pai chinês reencontrou a filha 23 anos após o seu sequestro
Notícias ao Minuto

17:33 - 25/06/24 por Notícias ao Minuto

Mundo China

Esta é uma história com um final feliz - pese embora tenha demorado muito a concretizar-se. Nos últimos 23 anos, Shi Chunxin tem ajudado famílias de toda a China a encontrar os seus filhos desaparecidos. Mas no mês passado, este homem fez a descoberta mais importante de todas - a sua própria filha.

No dia 5 de junho, o homem de 48 anos encontrou finalmente a sua filha, Shi Ke, que foi raptada há mais de 20 anos quando era pequena.

"Olá a todos, eu sou o pai da Shi Ke. A Shi Ke foi encontrada", disse ele num vídeo publicado pelo jornal The Paper.

A vida desta família mudou para sempre a 15 de abril de 2001 - o dia em que se tornaram uma das milhares de famílias chinesas vítimas do tráfico de seres humanos.

Na altura, a mulher de Shi Chunxin andava de bicicleta na sua cidade natal, na província de Henan, no centro da China. A filha de um vizinho estava sentada atrás dela no atrelado, segurando Shi Ke, então apenas um bebé.

Então, uma mota parou de repente ao lado deles e duas pessoas estenderam a mão, levando Shi Ke. Antes que a mãe pudesse reagir, eles já tinham ido embora.

À data, as hipóteses de encontrar uma criança raptada eram escassas. Mas Shi Chunxin recusou-se a perder a esperança, iniciando uma busca incessante que o levaria a tornar-se porta-voz dos pais de crianças desaparecidas na China.

Durante anos, Shi atravessou o país, distribuindo panfletos, afixando avisos de pessoas desaparecidas e aparecendo em programas de televisão dedicados a encontrar vítimas de tráfico humano. Conduziu de cidade em cidade numa carrinha repleta de cartazes da sua filha e de outras crianças desaparecidas, na esperança de sensibilizar a opinião pública e encontrar pistas sobre o paradeiro das crianças, conta o Sixth Tone. 

Ao longo dos anos, Shi e a mulher encontraram-se com mais de 100 raparigas que tinham sido identificadas como potencialmente correspondendo à descrição da sua filha. Mas, a cada encontro, as suas esperanças desfaziam-se.

O casal teve dois filhos, mas nunca deixou de procurar Shi Ke. Em 2020, Shi Chunxin criou uma conta na versão chinesa do TikTok - o Douyin -, e começou a transmitir em direto os seus esforços diários para encontrar a filha.

Através da conta, a que Shi deu o nome de 'Searching for Daughter Shi Ke' (À procura da filha Shi Ke), o pai estabeleceu contacto com muitas outras famílias com crianças desaparecidas e começou a procurar pistas que as pudessem ajudar. Estes esforços levaram a que várias famílias se reunissem - embora, infelizmente, não a sua.

"Nos meus 23 anos e 46 dias à procura de Shi Ke, ajudei 10 famílias a encontrar os seus entes queridos", disse Shi ao The Paper.

Contudo, a 27 de maio, Shi recebeu finalmente a notícia de que estava à espera. A polícia telefonou e informou-o de que a sua filha tinha sido encontrada após uma comparação de ADN.

Após confirmar que Shi Ke estava disposta a reencontrar-se com eles, Shi Chunxin e a sua esposa começaram a organizar um reencontro. Compraram-lhe presentes e planearam um banquete para reintroduzir Shi Ke aos seus amigos e familiares.

Não se sabe ao certo como era a vida de Shi Ke após o seu rapto. A família Shi preferiu permitir que a filha protegesse a sua privacidade, tendo Shi Chunxin dito apenas que ela ainda estava a estudar.

No início de junho, Shi Ke apareceu em frente às câmaras com um boné de basebol, uma máscara e óculos de sol. Em contraste com o seu pai sorridente, a jovem parecia visivelmente nervosa. "Quero agradecer aos meus pais biológicos por terem procurado por mim nos últimos 20 anos e também a todos os que me ajudaram", disse Shi Ke.

Após o reencontro, Shi Chunxin mudou o nome da sua conta Douyin para 'Shi Ke Has Been Found' - 'Shi Ke foi encontrada'. Num vídeo publicado recentemente, mostrou o presente do Dia do Pai que a filha lhe tinha oferecido - uma máquina de barbear elétrica.

Nos últimos anos, a China tem vindo a intensificar os esforços para combater o tráfico de seres humanos. Conforme o Ministério da Segurança Pública, a plataforma que criou para a partilha de informações sobre crianças desaparecidas tinha recebido 5.189 dicas até 15 de maio, que levaram à recuperação de 5.113 crianças desaparecidas.

Leia Também: Ataque à faca no leste da China fere mãe e filho japoneses

Recomendados para si

;
Campo obrigatório