Uma carta enviada pelo cientista Albert Einstein ao presidente dos Estados Unidos, em 1939, sobre a possibilidade de a Alemanha nazi estar a criar uma bomba nuclear vai ser leiloada por um valor estimado entre quatro a seis milhões de dólares (cerca de 3,7 a 5,6 milhões de euros).
Trata-se de uma carta de duas páginas escrita pelo físico húngaro Leo Szilard e assinada por Einstein, que o cientista enviou ao presidente Franklin D Roosevelt a alertar de que a Alemanha, então liderada por Adolf Hitler, poderia aproveitar uma investigação nuclear para fabricar "bombas extremamente potentes", o que encorajou os Estados Unidos a criarem este tipo de armas.
"É concebível que bombas extremamente potentes de um novo tipo possam assim ser construídas", lia-se na carta, citada pelo The Guardian.
Roosevelt decidiu então criar um comité que levou à criação do Projeto Manhattan, liderado por J. Robert Oppenheimer, que construiu as bombas atómicas que seriam lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945.
O documento será colocado à venda na leiloeira Christie’s em setembro, em Nova Iorque, estando inserida num conjunto de artefactos pertencentes ao cofundador da Microsoft, Paul Allen, que morreu em 2018.
Leia Também: Cientistas propõem preservar 1,2% da superfície da Terra. Eis porquê