Meteorologia

  • 29 JUNHO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 20º

Temperaturas (muito) baixas congelaram ondas do mar na Argentina. Veja

As impressionantes imagens das ondas convertidas em gelo impactaram a população local e os turistas, tornando-se virais nas redes sociais.

Notícias ao Minuto

22:13 - 26/06/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Terra do Fogo

Um fenómeno incomum surpreendeu residentes e visitantes da região da Terra do Fogo, na Argentina, quando as temperaturas extremas que afetam a Patagónia congelaram o mar na zona de San Sebastián, ao norte da cidade de Rio Grande, na terça-feira.

As impressionantes imagens das ondas convertidas em gelo impactaram a população local e os turistas, tornando-se virais nas redes sociais.

Nas fotos e vídeos pode-se observar uma paisagem invernal poucas vezes vista e houve até quem definisse a cena como "surrealista", noticia o Globo.

Segundo explicaram especialistas aos sites informativos locais, esse episódio pode ser atribuído a "uma combinação de temperaturas extremamente baixas e condições climáticas particulares que favorecem a formação de gelo no mar". Durante os últimos dias, a zona esteve sob temperaturas muito mais frias que deras origem às "condições perfeitas para que a água do mar congelasse".

"É um lembrete da impressionante força da natureza e de como o clima pode nos surpreender com fenómenos tão extraordinários", referiu um especialista local.

Iceberg flutuou perto da Ilha dos Estados
 
A autoridade marítima argentina informou ainda que foi visto um iceberg a flutuar nas proximidades da Ilha dos Estados, na Terra do Fogo. Perante esse facto, foi montada uma operação de segurança e controlo para avisar os barcos, na sua maioria pesqueiros, que possam estar a transitar pela zona.

O bloco de gelo foi detetado pelos tripulantes de um navio mercante que notificaram a força de segurança marítima. De acordo com o mapa publicado pela autoridade, o iceberg não entrou no Canal de Beagle, mas flutuou em frente à Ilha dos Estados, a 300 quilómetros em linha reta da cidade de Ushuaia.

Devido ao prognóstico meteorológico adverso para esta região, desde as 18h00 desta terça-feira a Direção Nacional de Estradas da Argentina aplicou um corte total à circulação de todos os tipos de veículos na rota nacional 40, no trecho da estrada de Siete Lagos, que vai desde o acesso a Meliquina até o entroncamento com a 231.

O bloqueio afetou em particular a ligação entre as localidades de San Martín de los Andes e Villa La Angostura.

Leia Também: Argentina pede apoio da República Checa para ser parceiro global da NATO

Recomendados para si

;
Campo obrigatório