Meteorologia

  • 30 JUNHO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 22º

Dois candidatos às presidenciais do Irão retiram-se da corrida

Dois candidatos às eleições presidenciais iranianas retiraram-se, numa altura em que o país se prepara para a votação, num esforço da linha dura para se unir em torno de um candidato de unidade.

Dois candidatos às presidenciais do Irão retiram-se da corrida
Notícias ao Minuto

10:54 - 27/06/24 por Lusa

Mundo Irão

Amirhossein Ghazizadeh Hashemi, 53 anos, abandonou a candidatura e exortou os outros candidatos a fazerem o mesmo "para que a frente da revolução seja reforçada", informou a agência noticiosa estatal IRNA.

Hoje, o presidente da câmara de Teerão, Alireza Zakani, também retirou a candidatura, tal como já tinha ocorrido nas eleições de 2021, em que Raisi foi eleito para o cargo de Presidente.

As eleições presidenciais realizam-se sexta-feira no Irão, na sequência da morte do chefe de Estado Ebrahim Raisi num acidente de helicóptero em maio. 

Ghazizadeh Hashemi serviu como um dos vice-presidentes de Raisi, dirigiu a Fundação de Mártires e Assuntos de Veteranos e concorreu às eleições presidenciais de 2021 tendo ficado em último lugar com um milhão de votos.

Zakani disse que se retirou para "bloquear a formação de uma terceira administração" do ex-Presidente Hassan Rouhani, referindo-se a Masoud Pezeshkian, candidato reformista.

Pezeshkian concorre com o apoio do antigo ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Mohammad Javad Zarif, que, sob a liderança de Rouhani, alcançou o acordo nuclear de 2015 com as potências internacionais.

Estas desistências são comuns nas últimas horas antes das eleições presidenciais iranianas, sobretudo no último dia antes da votação, quando as campanhas entram num período de paragem obrigatória, sem comícios ou atos políticos públicos.  

As duas desistências deixam quatro outros candidatos ainda na corrida.

Segundo a Associated Press, na capital iraniana, a apatia política generalizou-se após a morte de Raisi.

Após a promessa, há quase uma década, de que o acordo nuclear de Teerão abriria o Irão ao resto do mundo, os iranianos enfrentam graves condições económicas sendo que a situação na região é "incerta" tendo a a República Islâmica atacado diretamente Israel pela primeira vez.

O Irão também enriquece urânio a níveis próximos do nível bélico e dispõe de urânio suficiente para produzir várias armas nucleares, segundo os Estados Unidos.

Leia Também: Candidato desiste a dois dias das eleições presidenciais no Irão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório