Meteorologia

  • 30 JUNHO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 22º

Compromissos com a UE garantem que Ucrânia resista a "destabilizações"

A Ucrânia e a União Europeia (UE) assinaram hoje compromissos de segurança para ajudar o país que foi invadido pela Rússia "a defender-se, resistir a destabilizações e dissuadir" agressões futuras, anunciou o presidente do Conselho Europeu.

Compromissos com a UE garantem que Ucrânia resista a "destabilizações"
Notícias ao Minuto

14:50 - 27/06/24 por Lusa

Mundo Charles Michel

"Hoje, com Volodymyr Zelensky [Presidente ucraniano], a UE assinou compromissos de segurança com a Ucrânia. Estes compromissos vão ajudar a Ucrânia a defender-se, a resistir a destabilizações e a dissuadir ações futuras de agressão", escreveu Charles Michel na rede social X (antigo Twitter).

Na publicação, que acompanhava uma fotografia de Michel e Zelensky com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o presidente do Conselho Europeu disse que os compromissos de segurança são "mais uma prova concreta do empenho inquebrável da UE para apoiar a Ucrânia a longo prazo".

O Presidente da Ucrânia está hoje em Bruxelas para participar como convidado no Conselho Europeu. Volodymyr Zelensky chegou ao edifício onde vai realizar-se a cimeira, acompanhado por Charles Michel.

Os compromissos de segurança assinados com a UE já estavam anunciados e são um sinal político que vários países do bloco comunitário já tinham dado para mostrar que estão ao lado da Ucrânia a longo prazo, nomeadamente Portugal.

Leia Também: Michel recebe Zelensky em Bruxelas para acordo de segurança com Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório