Meteorologia

  • 30 JUNHO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 22º

Espanha. Menores denunciados por violação em grupo são inimputáveis

O caso remonta a meados de maio.

Espanha. Menores denunciados por violação em grupo são inimputáveis
Notícias ao Minuto

20:47 - 27/06/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Os menores denunciados por uma alegada agressão sexual em grupo numa escola de Peñaflor, em Sevilha, Espanha, contra uma menina de 12 anos com deficiência, são inimputáveis - uma vez que têm menos de 14 anos de idade.

Tendo em conta a sua idade, o Ministério Público transferiu o caso para o Serviço de Proteção de Menores.

O MP solicitou igualmente à escola, no âmbito das suas competências, que tomasse "medidas de proteção" relativamente à vítima.

Segundo o Telecinco, o caso remonta a meados de maio, quando a mãe adotiva da menor apresentou queixa após se ter deslocado a um hospital de Córdoba com a vítima. 

Dado que todas as crianças denunciadas nasceram em 2012, exceto uma em 2011, e têm 12 e 13 anos, o Ministério Público "não pode efetuar qualquer tipo de investigação", uma vez que têm menos de 14 anos.

Por esta razão, acrescenta, tal como estipulado na Lei de Menores, o que o Ministério Público fez foi comunicar o caso ao Serviço de Proteção de Menores, que, neste caso, depende da autarquia de Andaluzia.

O Ministério Público recorda que, quando o autor de certos atos é menor de catorze anos, "não será responsabilizado" ao abrigo do direito dos menores, mas ficará sujeito às disposições das regras de proteção dos menores previstas no Código Civil e outras disposições em vigor. Nestes casos, o Ministério Público envia ao organismo público de proteção de menores os elementos de prova que considere necessários relativamente ao menor, a fim de avaliar a sua situação.

Leia Também: Um dos suspeitos de violação de jovem judia em França será português

Recomendados para si

;
Campo obrigatório