Meteorologia

  • 30 JUNHO 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 22º

Zelensky assinala 28.º aniversário da Constituição. "Proteção da Ucrânia"

A Constituição da Ucrânia foi ratificada a 28 de junho de 1996.

Zelensky assinala 28.º aniversário da Constituição. "Proteção da Ucrânia"
Notícias ao Minuto

08:48 - 28/06/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, assinalou o 28.º aniversário da Constituição da Ucrânia, que se celebra esta sexta-feira, 28 de junho. Numa comunicação dirigida ao país, o chefe de Estado lembrou que o 17.º artigo do documento "estabelece que a proteção da Ucrânia é a função mais importante do Estado".

"O primeiro artigo da nossa Constituição começa com a palavra Ucrânia", começou por afirmar, acrescentando que "desde os primeiros minutos da guerra, milhões de pessoas demonstraram que a Ucrânia era a sua principal prioridade".

Zelensky lembrou que o "artigo 17.º da Constituição estabelece que a proteção da Ucrânia é a função mais importante do Estado e uma questão que diz respeito a todo o povo ucraniano" e reconheceu que "todos os dias, milhões de ucranianos demonstram o seu empenhamento neste objetivo". 

"Heróis na linha da frente e aqueles que trabalham incansavelmente para fortalecer o Estado. Ucranianos que mudaram as suas vidas e profissões, mas não o seu empenhamento na liberdade, na Ucrânia e na Europa. Feliz Dia da Constituição, concidadãos", frisou.

No âmbito das declarações proferidas sobre o 28.º ano da Constituição, Zelensky referiu-se também "à decisão histórica" da União Europeia sobre a Ucrânia.

"Estamos agora a fazer o nosso caminho na Europa. Em todos os sentidos. Toda a Ucrânia embarcou nesta difícil viagem. Conseguiu-se muito, mas, pela frente, ainda falta muito. Não podemos parar, nem desviar-nos para caminhos errados. Temos de alcançar o nosso destino", acrescentou o chefe de Estado ucraniano.

Zelensky disse ainda que a integração plena na União Europeia é um objetivo partilhado pelas "diferentes gerações de ucranianos que lutaram por uma Ucrânia independente e europeia".

O dirigente frisou que a Constituição ucraniana "concentra-se no ser humano" e acrescentou que a "resistência" da Ucrânia face à invasão da Rússia não é "uma simples questão relacionada com territórios e soberania", mas, também, de "direitos humanos". 

Sublinhe-se que a Constituição da Ucrânia foi ratificada a 28 de junho de 1996, dia que desde então é feriado nacional. Atualmente o país encontra-se em guerra contra a Rússia, após a invasão iniciada a 24 de fevereiro de 2022.

[Notícia atualizada às 09h22]

Leia Também: Zelensky confia no apoio do novo governo após as eleições em França

Recomendados para si

;
Campo obrigatório