Cerca de 30 ativistas do grupo climático Just Stop Oil foram detidos ao longo dos últimos dias, no Reino Unido, por serem suspeitos de "planearem perturbar os aeroportos" britânicos durante o verão.
Segundo a Polícia Metropolitana, "27 pessoas foram detidas no âmbito de uma ação realizada em Londres, Gloucestershire, Oxfordshire, Devon, Essex, Manchester, Surrey, Sussex, Norfolk e West Yorkshire".
Os apoiantes do grupo climático, que recentemente manchou o Stonehenge com tinta em pó cor de laranja, foram detidos ao abrigo da Lei da Ordem Pública, "que torna ilegal a conspiração para perturbar as infraestruturas nacionais".
As primeiras detenções ocorreram na terça-feira, quando quatro pessoas foram detidas depois de terem sido identificadas no aeroporto de Gatwick, em Londres, numa tentativa de protesto contra o avião privado da cantora norte-americana Taylor Swift.
Já na quinta-feira à noite, outras seis pessoas foram detidas num centro comunitário do leste de Londres, no âmbito de um evento publicamente anunciado para promover a perturbação do aeroporto. "Entre os detidos encontravam-se vários membros de alto nível do Just Stop Oil, que acreditamos serem os principais organizadores", explicou a polícia, num comunicado.
Esta manhã, foram detidas mais 17 pessoas durante uma ação policial realizada "em todo o país".
"Sabemos que o Just Stop Oil está a planear perturbar os aeroportos de todo o país este verão e é por isso que tomámos medidas rápidas e firmes", indicou o inspetor-chefe Ian Howells, responsável por liderar a operação.
"A nossa posição é muito clara: qualquer pessoa que comprometa a segurança dos aeroportos de Londres pode esperar uma reação firme dos agentes ou do pessoal de segurança", acrescentou.
Os detidos já foram libertados sob fiança e medidas de coação, que incluem a proibição de se aproximarem a menos de um quilómetro de distância de qualquer aeroporto do Reino Unido.
Pode ver, na galeria acima, imagens das detenções.
Leia Também: Ativistas que mancharam quadro de Monet com sopa absolvidas