Ativistas detidos no Reino Unido por suspeitas de planearem protestos

Os apoiantes do grupo climático Just Stop Oil foram detidos ao abrigo da Lei da Ordem Pública, "que torna ilegal a conspiração para perturbar as infraestruturas nacionais". 

NotíciaVídeo

© Metropolitan Police

Notícias ao Minuto
28/06/2024 14:25 ‧ 28/06/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Reino Unido

Cerca de 30 ativistas do grupo climático Just Stop Oil foram detidos ao longo dos últimos dias, no Reino Unido, por serem suspeitos de "planearem perturbar os aeroportos" britânicos durante o verão.

Segundo a Polícia Metropolitana, "27 pessoas foram detidas no âmbito de uma ação realizada em Londres, Gloucestershire, Oxfordshire, Devon, Essex, Manchester, Surrey, Sussex, Norfolk e West Yorkshire".

Os apoiantes do grupo climático, que recentemente manchou o Stonehenge com tinta em pó cor de laranja, foram detidos ao abrigo da Lei da Ordem Pública, "que torna ilegal a conspiração para perturbar as infraestruturas nacionais". 

As primeiras detenções ocorreram na terça-feira, quando quatro pessoas foram detidas depois de terem sido identificadas no aeroporto de Gatwick, em Londres, numa tentativa de protesto contra o avião privado da cantora norte-americana Taylor Swift.

Já na quinta-feira à noite, outras seis pessoas foram detidas num centro comunitário do leste de Londres, no âmbito de um evento publicamente anunciado para promover a perturbação do aeroporto. "Entre os detidos encontravam-se vários membros de alto nível do Just Stop Oil, que acreditamos serem os principais organizadores", explicou a polícia, num comunicado.

Esta manhã, foram detidas mais 17 pessoas durante uma ação policial realizada "em todo o país".

"Sabemos que o Just Stop Oil está a planear perturbar os aeroportos de todo o país este verão e é por isso que tomámos medidas rápidas e firmes", indicou o inspetor-chefe Ian Howells, responsável por liderar a operação.

"A nossa posição é muito clara: qualquer pessoa que comprometa a segurança dos aeroportos de Londres pode esperar uma reação firme dos agentes ou do pessoal de segurança", acrescentou.

Os detidos já foram libertados sob fiança e medidas de coação, que incluem a proibição de se aproximarem a menos de um quilómetro de distância de qualquer aeroporto do Reino Unido.

Pode ver, na galeria acima, imagens das detenções.

Leia Também: Ativistas que mancharam quadro de Monet com sopa absolvidas

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas