Meteorologia

  • 30 JUNHO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 22º

Bibliotecário de Uvalde usa 'magia' dos livros para ajudar comunidade

Além dos livros, o bibliotecário recorre também a cães e a póneis, para auxiliar quem esteja com problemas em separar-se dos seus entes queridos.

Bibliotecário de Uvalde usa 'magia' dos livros para ajudar comunidade
Notícias ao Minuto

17:36 - 28/06/24 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Um bibliotecário de Uvalde, no estado norte-americano do Texas, decidiu usar o poder curativo dos livros para ajudar a comunidade que, em 2022, foi alvo de um tiroteio escolar que vitimou 21 pessoas, na escola primária Robb.

"Depois da tragédia que ocorreu aqui, queria fazer algo pela comunidade de Uvalde. Senti que me tinham dado tanto ao crescer aqui e queria encorajar a nossa biblioteca a ser um local de cura. Queria fazer a diferença", disse Mendell Morgan, diretor de desenvolvimento na Biblioteca Memorial El Progreso, à ABC News.

O homem, que era diretor da instituição desde 2014, assumiu a sua função atual este ano, fazendo uso da ‘magia’ dos livros para ajudar a comunidade a lidar com o luto, a morte e a ansiedade.

Além dos livros, o bibliotecário recorre também a cães e a póneis, para auxiliar quem esteja com problemas em separar-se dos seus entes queridos.

Por forma a criar um espaço para todos, Morgan começou a organizar noites de jogos na biblioteca, oferecendo às crianças a oportunidade de aprender xadrez e de jogar ‘Dungeons & Dragons’.

Estabeleceu, além disso, um programa de leitura de verão, que assegurou ser muito popular entre os mais novos.

"O objetivo é manter o interesse dos alunos pela leitura durante este verão e ajudá-los a prepararem-se melhor para o ano letivo que se avizinha. Todas as quartas-feiras de manhã começamos com uma canção. Depois, sentamo-nos no nosso tapete especial e a história é lida", explicou.

O homem admitiu ser gratificante ver os bons resultados o seu trabalho, tendo dado conta de que uma progenitora o abordou "em lágrimas" para lhe dizer o quão "grata estava por ver o seu filho a sorrir novamente", o que não acontecia desde o tiroteio.

Sublinhe-se que o ataque na escola primária de Uvalde, que ocorreu a 24 de maio de 2022, é o segundo mais mortífero numa escola nos Estados Unidos, depois do que sucedeu em 2012 na escola de Sandy Hook, em Newton, no Connecticut, onde morreram 26 pessoas.

Leia Também: Ex-chefe de polícia de Uvalde acusado de colocar crianças em perigo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório