Meteorologia

  • 01 JULHO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 24º

Eslováquia pede soluções à NATO após entregar sistemas de defesa a Kyiv

O Presidente da Eslováquia Peter Pellegrini exigiu hoje soluções à NATO e seus aliados para proteger o seu espaço aéreo, depois de ter ficado sem sistemas de defesa antimíssil por os ter entregado à Ucrânia.

Eslováquia pede soluções à NATO após entregar sistemas de defesa a Kyiv
Notícias ao Minuto

23:42 - 28/06/24 por Lusa

Mundo Ucrânia

"Para a Eslováquia é agora crucial negociar convosco e com os aliados da NATO como proteger o nosso espaço aéreo", frisou Pellegrini, numa declaração aos jornalistas sem direito a perguntas, onde surgiu ao lado do secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, por ocasião de uma visita ao quartel-general da Aliança Atlântica.

Peter Pellegrini considerou "crucial neste momento" que a Eslováquia encontre "a solução de como defender o espaço aéreo, uma vez que muitas coisas podem acontecer no futuro".

"Não seria correto se o flanco oriental e este país na fronteira oriental da NATO, um país que tem fronteira com a nossa vizinha Ucrânia, estivesse atualmente desprotegidos", sublinhou.

O chefe de Estado eslovaco recordou que o seu país entregou um sistema antimíssil S-300 à Ucrânia pouco depois do início da invasão russa do país vizinho, bem como todos os seus caças MIG 29 da era soviética.

Pellegrini destacou ainda que, neste momento, o espaço aéreo eslovaco está protegido pelas forças da República Checa, Polónia e Hungria, agradecendo a estas nações.

"Mas neste momento não existe nenhum sistema antimíssil no nosso território", ao contrário do que acontecia no passado, já que albergava dois sistemas Patriot e um SAMP-MAMBA italiano, apontou.

O governante manifestou ainda a sua gratidão pelo batalhão enviado pela NATO à Eslováquia para reforçar o flanco oriental da Aliança face à ameaça da Rússia.

Pellegrini vincou também que a Eslováquia melhorou as capacidades da sua indústria no domínio da produção de sistemas de obuses e munições e salientou que a iniciativa checa de recolha urgente de munições de artilharia necessárias à Ucrânia "pode ser um caso de sucesso".

"Mais de 630 mil munições de diferentes tamanhos vão passar pelas mãos eslovacas nos próximos meses e acredito que é um verdadeiro contributo por parte da Eslováquia", indicou.

O Presidente eslovaco acrescentou que, além disso, o seu país fornece à Ucrânia sistemas de desminagem e é um dos seus mais importantes fornecedores de energia, "uma vez que manter a rede viva na Ucrânia é crucial".

Leia Também: Rússia ameaça com contramedidas devido a exercícios nipónicos com NATO

Recomendados para si

;
Campo obrigatório