Meteorologia

  • 01 JULHO 2024
Tempo
25º
MIN 16º MÁX 25º

Detidos quatro suspeitos de assaltos a bombas de gasolina em Espanha

São suspeitos de 30 crimes.

Notícias ao Minuto

10:18 - 29/06/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

A Guardia Civil espanhola deteve quatro suspeitos de terem assaltado quatro bombas de gasolina entre Toledo e Madrid, em Espanha, em menos de um mês.

Em comunicado, a polícia espanhola explica que, no âmbito da denominada Operação Carsoff, os detidos são suspeitos de 30 crimes de roubos e furtos vários, nas províncias de Toledo, Madrid, Valência, Alicante e Jaén, onde se incluem pelo menos quatro assaltos a bombas de gasolina.

O primeiro assalto ocorreu na localidade de Camarena, em Toledo, "onde dois indivíduos encapuzados invadiram o posto de abastecimento de combustível e cometeram um assalto violento com recurso a uma faca de grandes dimensões para intimidar o trabalhador". Daí resultou o roubo de cerca de 450 euros.

Foi a partir daí que os elementos da Área de Investigação da Guardia Civil de Valmojado iniciaram a investigação aos suspeitos, conseguindo "identificar o veículo utilizado por este grupo criminoso para cometer o assalto". Tinha sido furtado na cidade vizinha de Viso de San Juan e abandonado no bairro madrileno de Fuencarral.

No âmbito desta investigação, foi detetado "um aumento de outros crimes no norte de Toledo relacionados com roubos de veículos e de máquinas de venda automática".

Estes crimes foram "obra deste grupo criminoso", que utilizava "veículos roubados para fugir às forças e corpos de segurança sem serem identificados caso fossem detetados".

Enquanto decorria a investigação, aconteceu outro assalto num posto de abastecimento de combustível na localidade de Santa Cruz del Retamar, também em Toledo, tendo um dos autores utilizado uma pistola para ameaçar o funcionário do espaço.

A investigação culminou, inicialmente, na detenção de dois dos alegados autores dos factos e, depois, na sequência de buscas numa habitação em Ventas de Retamosa, em Toledo, foi encontrada a referida pistola, bem como "roupa utilizada nos diversos assaltos".

Outros dois elementos do grupo foram detidos na província de Guadalajara, no município de Casar, "para onde fugiram após terem cometido os assaltos".

O Tribunal de Primeira Instância e a Instrução n.º 8 de Illescas decretou pena de prisão para dois dos elementos do grupo criminoso, nomeadamente "o líder e o seu braço direito".

Não foi descartada a possibilidade de serem feitas mais detenções no âmbito deste caso.

Os membros deste perigoso grupo criminoso que foram detidos já tinham antecedentes de crimes de diversas naturezas, perfazendo um total de 150 crimes, pelos quais foram detidos em 25 ocasiões.

Leia Também: Mulher detida por sabotagem a adega tinha sido despedida dias antes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório