Meteorologia

  • 01 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Al Sisi e Von der Leyen defendem a solução de dois Estados na Palestina

O Presidente do Egito, Abdelfatah al Sisi, reuniu-se hoje no Cairo com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, e ambos consideraram a solução de dois Estados na Palestina como a "forma ótima" de dar estabilidade ao Médio Oriente.

Al Sisi e Von der Leyen defendem a solução de dois Estados na Palestina
Notícias ao Minuto

17:08 - 29/06/24 por Lusa

Mundo UE-Egito

Numa reunião à margem da Conferência de Investimento UE-Egito, ambos concordaram que "alcançar uma solução global e justa para a questão palestiniana, baseada na solução de dois Estados (um israelita e outro palestiniano)e em conformidade com as resoluções de legitimidade internacional, continua a ser a melhor forma de garantir uma estabilidade sustentável na região".

O porta-voz da presidência egípcia, Ahmed Fahmy, afirmou em comunicado que Al Sisi e Von der Leyen discutiram "formas de enfrentar a escalada dos desafios regionais", em particular os desenvolvimentos na Faixa de Gaza e o seu impacto na segurança e estabilidade regionais.

"O Egito adverte para a expansão da grave escalada do conflito e apela à comunidade internacional para que tome medidas sérias e rápidas para evitar que a região deslize para um novo ciclo de conflito sem precedentes", detalha a nota sobre a escalada da tensão entre Israel e o grupo xiita libanês Hezbollah.

Neste sentido, o Presidente egípcio sublinhou a necessidade de esforços internacionais para alcançar um cessar-fogo imediato e permitir o acesso urgente à ajuda humanitária em Gaza.

Entre outras questões, os dois líderes destacaram "a força das relações egípto-europeias, recentemente elevadas ao nível de uma parceria estratégica e abrangente" como um sinal do "reforço da sua cooperação como pedra angular da integração e estabilidade regionais".

Este sábado, no primeiro dia da Conferência de Investimento UE-Egito, a Presidente da Comissão Europeia apresentou os primeiros mil milhões de euros do pacote de 7,4 mil milhões de euros que prometeu ao Egito em março passado e abriu a porta a novos investimentos de vários milhares de milhões de euros no país árabe.

A Conferência de Investimento UE-Egito destina-se a fomentar o investimento do setor privado.

Participam na conferência cerca de 1.000 pessoas e organizações, incluindo representantes dos países membros da UE, altos funcionários egípcios, instituições financeiras internacionais e líderes empresariais egípcios e europeus.

Leia Também: Jornadas do PPE juntam Von der Leyen e Metsola em Lisboa e Cascais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório