Meteorologia

  • 01 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Reform UK retira apoio a três candidatos por comentários racistas

O partido anti-imigração Reform UK retirou o seu apoio a três candidatos que terão feito comentários racistas, afirmou hoje a formação de Nigel Farage aos meios de comunicação britânicos, a poucos dias das eleições.

Reform UK retira apoio a três candidatos por comentários racistas
Notícias ao Minuto

17:17 - 29/06/24 por Lusa

Mundo Reino Unido

Com as nomeações já encerradas antes da votação da próxima quinta-feira, os três candidatos continuarão a aparecer como pertencentes ao Reform UK no boletim de voto.

De acordo com a BBC, Edward Oakenfull, um candidato do centro de Inglaterra, publicou comentários nas redes sociais no ano passado sobre o Quociente Intelectual (QI) das pessoas da África subsariana. O candidato alegou que os comentários tinham sido retirados do contexto.

Robert Lomas foi citado no The Times como tendo dito que os negros deviam "levantar os seus rabos preguiçosos" e deixar de se comportar "como selvagens". O partido alegou que eram "citações parciais retiradas do contexto".

Leslie Lilley foi também criticado por ter utilizado as redes sociais para descrever os imigrantes que atravessam ilegalmente o Canal da Mancha como "escumalha".

Os três foram repudiados publicamente por Nigel Farage, que, confrontado na BBC na sexta-feira à noite com os comentários de que eram acusados, declarou que não queria "ter nada a ver com eles". Defendeu-se dizendo que "há pessoas que dizem coisas más em todos os partidos".

De acordo com a organização antirracismo Hope Not Hate, (Esperança, Não Ódio, numa tradução livre para português), o Reform UK já teve de retirar 166 candidatos da corrida parlamentar desde o início do ano, muitos dos quais tinham feito comentários racistas ou ofensivos.

Nigel Farage, que declarou a sua candidatura no início de junho, admitiu que o seu partido não teve tempo para "examinar completamente" os seus candidatos.

Esta semana, anunciou que tinha afastado da sua campanha em Clacton, no sudeste de Inglaterra, os ativistas que tinham feito comentários racistas ou homofóbicos. Um deles chamou a Rishi Sunak "puta paquistanesa".

O primeiro-ministro, que condenou os comentários e se disse "magoado" e "zangado", recebeu o apoio do seu adversário trabalhista Keir Starmer, que disse hoje partilhar o seu "desgosto".

Leia Também: "Horrível". Invade morgue e profana cadáveres de 2 homens no Reino Unido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório