Meteorologia

  • 01 JULHO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

"Não se consegue mexer". Menina de seis anos salva mãe que sofreu AVC

A mãe, que já está totalmente recuperada, diz estar muito orgulhosa da filha, que explicou todos os sintomas da mulher aos serviços de emergência médica.

"Não se consegue mexer". Menina de seis anos salva mãe que sofreu AVC
Notícias ao Minuto

19:30 - 29/06/24 por Daniela Carrilho

Mundo Inglaterra

Uma menina de seis anos salvou a vida da mãe após esta ter o início de um AVC em casa, em Rainworth, Nottingham, Inglaterra. Aurora Chilvers recebeu um prémio de coragem, atribuído pelo Serviço de Ambulâncias de East Midlands (EMAS, sigla em inglês), devido à sua atitude.

A criança estava sozinha em casa com a mãe Beth, de 32 anos, quando esta começou a sentir alguns sintomas. O caso remonta a 24 de janeiro, mas só agora foi divulgado pelo EMAS numa publicação na rede social Facebook, conta o jornal Mirror.

Segundo a EMAS, a mulher começou a ficar com a "fala arrastada e tinha dificuldade em movimentar-se e levantar os braços". Além disso, sentiu "uma súbita forte dor de cabeça".

Aurora encontrou a mãe com sintomas cada vez mais graves e decidiu ligar ao avô a pedir ajuda. Este ligou para os serviços de emergência médica a pedir uma ambulância, que contactaram posteriormente com a menor.

"A mamã não se consegue mexer. Mas está a respirar. Não consegue abrir os olhos. As mãos dela estão frias. A cabeça dói e a língua está dormente. O seu peito está um pouco quente", explicou Aurora aos serviços de emergência.

A conselheira médica de emergência, Hayley Hodson, contou que  Aurora explicou todos os sintomas da mãe e, antes da equipa médica chegar a sua casa, "a menina colocou o gatinho noutra divisão e certificou-se de que a porta da rua estava destrancada".

"Ela portou-se excecionalmente bem durante a chamada telefónica e respondeu muito bem para a sua idade", revelou ainda.

Beth foi entretanto encaminhada para o hospital, onde ficou internada. Já totalmente recuperada, a mãe de Aurora contou que, quando tudo aquilo aconteceu, a única coisa que conseguiu fazer foi "atender a chamada", tendo a filha feito tudo o resto. 

"Sempre disse à Aurora que, se a mamã estivesse com dores ou desmaiada, agarrava no telefone da mamã e pedia ajuda, exatamente o que ela fez por mim quando realmente precisei. Estou muito orgulhosa dela", afirmou Beth, citada pelo EMAS.

"A Aurora diz que quer ser bombeira ou polícia quando for mais velha", acrescentou.

Leia Também: Risco de ataque cardíaco e AVC aumenta com estes suplementos, diz estudo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório