Meteorologia

  • 01 JULHO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Manifestantes ferem 2 polícias à margem do congresso da AfD na Alemanha

Dois polícias foram hoje agredidos e gravemente feridos por manifestantes que protestavam contra o congresso do partido de extrema-direita AfD em Essen, na Alemanha Ocidental, onde os delegados reelegeram os seus dois líderes.

Notícias ao Minuto

20:09 - 29/06/24 por Lusa

Mundo AFD

O incidente ocorreu perto do pavilhão da cidade, 'Grugahalle', onde cerca de 550 delegados do partido Alternativa para a Alemanha (AfD) estão reunidos até domingo, informou a polícia da região da Renânia do Norte-Vestfália em comunicado.

"Desconhecidos deram pontapés na cabeça de dois polícias" e continuaram a "bater-lhes enquanto estavam no chão".

Os dois agentes ficaram "gravemente feridos" e tiveram de ser hospitalizados, segundo as autoridades alemãs.

Sete outros polícias ficaram também ligeiramente feridos no ataque, cujos autores fugiram do local.

Onze polícias foram igualmente atacados durante a manhã por manifestantes parcialmente "encapuzados" durante um dos muitos bloqueios de rua organizados para perturbar a chegada dos delegados. Várias pessoas foram detidas, segundo as autoridades.

"Contra o extremismo de direita e o racismo, precisamos de forças democráticas fortes e de protestos pacíficos", reagiu a ministra do Interior, Nancy Faeser, na rede social X, acrescentando que "nada justifica a violência".

Um milhar de polícias foi mobilizado para garantir a segurança na cidade, onde as autoridades declararam recear "desordeiros de extrema-esquerda potencialmente violentos".

Cerca de 50.000 manifestantes, segundo os organizadores - a polícia não forneceu números - marchou pacificamente, com faixas e cartazes onde se lia "Resistência!" ou "Juntos pela democracia".

O congresso da AfD reelegeu hoje Tino Chrupalla, por esmagadora maioria, juntamente com Alice Weidel, para mais dois anos à frente do partido de extrema-direita.

"Queremos governar, primeiro no Leste, depois no Oeste e, em seguida, a nível federal", afirmou hoje Chrupalla, reafirmando a ambição do partido de chegar um dia ao poder na Alemanha, e destacando os progressos realizados a nível local e nas eleições europeias, nas quais o partido, formado em 2013, obteve o seu melhor resultado de sempre, com quase 16% dos votos, à frente do partido social-democrata do chanceler Olaf Scholz.

A AfD, um partido hostil aos migrantes, também deverá ganhar as eleições regionais em três "länder" do leste da Alemanha, em setembro, mas sem atingir um resultado que lhe permita governar sozinho. Até agora, os outros partidos sempre se recusaram a cooperar com a AfD.

Veja o vídeo dos confrontos.

Leia Também: Idoso morto à facada após discussão sobre renda de espaço em Albufeira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório