Meteorologia

  • 02 JULHO 2024
Tempo
30º
MIN 18º MÁX 31º

Ativistas condenam conversações das Nações Unidas com talibãs no Qatar

Vários ativistas dos direitos das mulheres afegãs condenaram hoje as conversações organizadas pelas Nações Unidas com os talibãs, no Qatar.

Ativistas condenam conversações das Nações Unidas com talibãs no Qatar
Notícias ao Minuto

13:53 - 30/06/24 por Lusa

Mundo Afeganistão

As ativistas afegãs Habiba Sarabi, Nabila Musleh e Zubaida Akbar rejeitaram uma nova sessão de conversações, em Doha, entre os talibãs e as Nações Unidas.

Numa declaração pública, o grupo lamentou que a Organização das Nações Unidas (ONU) queira dialogar com um grupo que tem violado os direitos humanos, em particular, das mulheres.

Para os ativistas, trata-se de um ato "inútil e contraproducente".

"Conversar com um grupo terrorista que oprime sistematicamente as mulheres e viola os direitos humanos básicos é uma traição à luta do povo afegão pela justiça e pela igualdade", afirmou Habiba Sarabi, a primeira mulher governadora na história do Afeganistão.

Por sua vez, Zubaida Akbar avisou que se os Estados continuarem a interagir com os talibãs "sem responsabilizá-los", existe o risco de "normalizar as suas atrocidades".

Esta será a terceira ronda de conversações internacionais a ter lugar em Doha, desde que os talibãs tomaram Cabul.

É a primeira vez que os representantes da sociedade civil e os ativistas dos direitos humanos afegãos são convidados pela ONU para as negociações.

Leia Também: Talibã dizem ter apoio da Rússia nas conversações em Doha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório