Os Mossos d'Esquadra, polícia da Catalunha, detiveram na passada quarta-feira, 26 de junho, uma mulher, de 61 anos, acusada de ser uma falsa vidente e de ter burlado uma mulher incapacitada em pelo menos 178 mil euros, em Torrelles de Foix, na comunidade espanhola de Barcelona.
Segundo a autoridade, citada pela imprensa local, a investigação começou no passado mês de março, na sequência de uma denúncia da vítima.
Os factos remontam a 2015, quando a mulher, que sofria de uma depressão, decidiu consultar uma médium que lhe havia sido sugerida. No encontro, a falsa vidente recomendou que a vítima fizesse uma série de rituais que supostamente iriam resolver os seus problemas, levando-a a acreditar que se não os fizesse tudo ficaria na mesma.
A agora detida pediu várias quantias de dinheiro para comprar o material necessário para os supostos rituais, incluindo quatro mil euros para arrendar um quarto. As visitas à falsa vidente continuaram, bem como os pedidos de dinheiro.
Só em 2023 é que a vítima explicou a situação a uma assistente social, que a alertou para a possibilidade de estar a ser vítima de uma burla.
De acordo com a autoridade, a vidente aproveitou-se da deficiência da mulher, da sua depressão e do facto de viver sozinha. No total, obteve pelo menos 178 mil euros, mas o valor real poderá ascender aos 300 mil euros.
Leia Também: Cuidado. Em Espanha estão a realizar assaltos a carros desta maneira