Meteorologia

  • 04 JULHO 2024
Tempo
22º
MIN 17º MÁX 33º

EUA vão anunciar pacote de armas de mais de dois milhões para a Ucrânia

Esta nova ajuda à Ucrânia inclui defesa aérea e armas antitanque.

EUA vão anunciar pacote de armas de mais de dois milhões para a Ucrânia
Notícias ao Minuto

16:49 - 02/07/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Os Estados Unidos vão anunciar em breve um pacote de armas de mais de 2,3 mil milhões de dólares, cerca de 2,14 mil milhões de euros, numa nova ajuda à segurança da Ucrânia na sequência da invasão da Rússia, em fevereiro de 2022.

A informação foi dada pelo secretário da Defesa norte-americano, Lloyd Austin, durante uma reunião com o ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov, no Pentágono, reportou a agência Reuters.

"Estou orgulhoso pelo facto de os EUA irem anunciar em breve mais de 2,3 mil milhões de dólares em nova assistência em matéria de segurança para a Ucrânia. Este pacote fornecerá mais interceptores de defesa aérea, armas antitanque e outras munições críticas dos inventários dos EUA", afirmou Austin.

"Não se enganem, a Ucrânia não está sozinha, e os Estados Unidos nunca hesitarão no nosso apoio", garantiu o norte-americano no início da reunião com Umerov.

O governante referiu que com mais cerca de 50 aliados e parceiros continuarão a ser fornecidas "capacidades essenciais de que a Ucrânia precisa para repelir a agressão russa hoje e impedir a agressão russa amanhã".

Austin disse ainda a Umerov que iriam discutir "mais formas de satisfazer as necessidades imediatas de segurança da Ucrânia e de construir uma força futura para evitar mais agressões russas".

Além disso, também fez referência às aspirações da Ucrânia de aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), segundo a Reuters. 

"Vamos tomar medidas para construir uma ponte para a adesão da Ucrânia à NATO", referiu Austin sobre a cimeira que se vai realizar na próxima semana, em Washington, sem dar mais detalhes.

De notar que há vários meses que as autoridades ucranianas têm vindo a pedir mais sistemas de defesa aérea aos seus aliados, principalmente após um aumento dos ataques com recurso a mísseis e drones das forças russas.

Leia Também: Maior aliado de Putin na UE esteve com Zelensky em Kyiv. As imagens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório