Meteorologia

  • 04 JULHO 2024
Tempo
20º
MIN 17º MÁX 33º

Suécia. Avós já têm direito a licença parental paga para cuidar dos netos

A medida, que entrou em vigor este mês, permite transferir no máximo 45 dias para os avós - ou 90 dias em caso de mães ou pais solteiros.

Suécia. Avós já têm direito a licença parental paga para cuidar dos netos
Notícias ao Minuto

19:06 - 02/07/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Suécia

O governo sueco vai pagar aos avós que cuidarem dos netos, com até três meses de vida. A lei inovadora, que entrou em vigor na segunda-feira, dia 1 de julho, permite que os avós obtenham uma licença parental remunerada para que estes possam dar apoio no cuidado das crianças.

Assim sendo, com a nova lei, os pais poderão transferir parte do seu subsídio de licença de maternidade ou licença de paternidade para os avós da criança, se optarem por trabalhar nesse período de tempo, explica a Associated Press (AP). 

De acordo com a Segurança Social sueca, a medida permite transferir no máximo 45 dias para os avós - ou 90 dias em caso de mães ou pais solteiros. Por sua vez, os avós não podem estar a trabalhar durante o período em que recebem o subsídio.

A medida foi aprovada pelo parlamento sueco em dezembro do ano passado, mas só entrou em vigor no início desta semana. Esta decisão ocorre 50 anos depois de o país se ter tornado o primeiro do mundo a introduzir licença parental remunerada para ambos os pais.

Leia Também: O que fazer quando uma criança não quer ver o pai ou a mãe?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório