Meteorologia

  • 06 JULHO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Marianna concluiu o secundário aos 93 anos. "Sonho de uma vida"

Idosa italiana é a prova viva que nunca é tarde para concretizar sonhos.

Marianna concluiu o secundário aos 93 anos. "Sonho de uma vida"
Notícias ao Minuto

15:20 - 03/07/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Itália

Marianna Pace é a protagonista de uma história que nos ensina a nunca desistir dos nossos sonhos. A idosa italiana, que mora em Benevento, concluiu o secundário aos 93 anos, um desejo que tinha há muito, muito tempo.

Aos meios de comunicação social locais, Marianna contou que tinha 80 anos quando decidiu matricular-se numa escola para adultos para completar os estudos que nunca tinha terminado.

Ao longo da última década, a idosa nunca perdeu um único ano. Passou de ciclo para ciclo e depois para o secundário, terminando agora com o tão desejado diploma.

"Sempre fui curiosa pela vida e considero-me bastante culta mas, infelizmente, faltava o chamado ‘papel’ que hoje [terça-feira, 2 de julho] consegui, num local que sempre me acolheu com muito carinho e serenidade", afirmou a italiana.

A história de Marianna começa em Puglia, onde nasceu. Os pais até se aperceberam do espírito estudioso da filha, que tinha excelentes notas a todas as disciplinas. Contudo, o início da guerra e alguns dramas familiares fizeram que esta tivesse de desistir dos estudos no 5.º ano.

Em 1950, mudou-se para Benevento, após casar-se com um homem local. Apesar de ter tido uma vida "repleta de experiências" e de ter procurado manter-se sempre informada e culta, acabou por não conseguir voltar a estudar. Contudo, nunca desistiu e completou aos 93 anos o ensino secundário.

Agora, Marianna equaciona ingressar na universidade pois, para ela, nunca é tarde para concretizar os seus sonhos.

Leia Também: "Prodígio". Menino termina secundário e entra na faculdade aos 12 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório