Meteorologia

  • 06 JULHO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Novo Governo dos Países Baixos promete "apoio inquebrantável" a Kyiv

O primeiro-ministro neerlandês, Dick Schoof, manifestou hoje ao Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky o seu "apoio inquebrantável" à Ucrânia e prometeu ajuda "política, militar e financeira durante o tempo que seja necessário", na primeira declaração do novo Executivo dirigida a Kyiv.

Novo Governo dos Países Baixos promete "apoio inquebrantável" a Kyiv
Notícias ao Minuto

15:36 - 03/07/24 por Lusa

Mundo Ucrânia

Schoof, que não está filiado em qualquer partido, elegeu a Ucrânia para a sua primeira intervenção em política internacional e falou por telefone com Zelensky, que o felicitou pela sua designação para primeiro-ministro em substituição do liberal Mark Rutte, que ontem se despediu da liderança de um Governo também caracterizado por um forte apoio à Ucrânia desde a invasão militar russa em fevereiro de 2022.

"Assegurei-lhe que o apoio dos Países Baixos ao seu país é inquebrantável. Continuaremos a apoiar a Ucrânia política, militar e financeiramente contra a agressão russa, no que seja necessário e durante o tempo que seja necessário", prometeu Schoof.

Os dois dirigentes abordaram a próxima cimeira da NATO que decorre em Washington entre 09 e 11 de julho, onde esperam um encontro pessoal pela primeira vez. Nessa cimeira também será confirmada a designação de Rutte como novo secretário-geral da NATO, cargo que ocupará a partir de outubro.

O pacto de governo entre o Partido da Liberdade (PVV, extrema-direita) de Geert Wilders, vencedor as legislativas de novembro passado, e outros três partidos da direita prevê a necessidade de manter o apoio à Ucrânia contra a Rússia, apesar de Wilders ter previamente criticado as ajudas de Haia a Kyiv.

A ex-ministra da Defesa neerlandesa, Kajsa Ollongren, reconheceu recentemente ter sido questionada por parceiros europeus, que receavam uma suspensão do envio de aviões de combate F-16 prometidos à Ucrânia ou uma suspensão de outro género de ajuda militar.

O novo Governo dos Países Baixos, formado por 15 ministros e liderado por Schoof, tomou posse na terça-feira inaugurando uma legislatura na qual a ultradireita estará pela primeira vez no centro do poder nos Países Baixos.

Leia Também: Ex-líder da "secreta" neerlandesa Dick Schoof empossado primeiro-ministro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório