Meteorologia

  • 06 JULHO 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 23º

Von der Leyen? Brasil acha que reeleição fará avançar acordo UE-Mercosul

A diplomacia brasileira frisou hoje que a reeleição de Ursula von der Leyen para presidente da Comissão Europeia e a conclusão das eleições europeias farão avançar o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.

Von der Leyen? Brasil acha que reeleição fará avançar acordo UE-Mercosul
Notícias ao Minuto

18:59 - 03/07/24 por Lusa

Mundo Comissão Europeia

"As Pendências são poucas e estão bem delimitadas", disse a secretária da América Latina e Caribe, Gisela Padovan, em conferência de imprensa no Palácio Itamaraty, em Brasília.

Na segunda-feira será realizada a Cimeira de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, em Assunção, Paraguai, que passa a liderança semestral do bloco para o Uruguai, e de acordo com a diplomacia brasileira existe "vontade política" dos líderes para fazer avançar o acordo comercial, cujas discussões começaram em 1999.

O acordo visa eliminar a maior parte dos direitos aduaneiros entre as duas zonas, criando um espaço de mais de 700 milhões de consumidores da União Europeia e do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia).

Depois de ter sido alcançado um acordo político em 2019, a oposição de vários países, incluindo a França, bloqueou a sua adoção final, uma oposição que se tornou mais forte com a crise agrícola que assola a Europa.

Outros países europeus, como a Alemanha, Espanha e Portugal defendem a sua conclusão e entrada em vigor.

Leia Também: Al Sisi e Von der Leyen defendem a solução de dois Estados na Palestina

Recomendados para si

;
Campo obrigatório