Meteorologia

  • 07 JULHO 2024
Tempo
23º
MIN 14º MÁX 23º

EUA e Arábia Saudita voltaram a analisar pedido de cessar-fogo em Gaza

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, já conversou com o homólogo saudita sobre a proposta de cessar-fogo em Gaza, após a resposta do Hamas ao plano dos Estados Unidos sobre tréguas no enclave. 

EUA e Arábia Saudita voltaram a analisar pedido de cessar-fogo em Gaza
Notícias ao Minuto

09:49 - 04/07/24 por Lusa

Mundo Israel

De acordo com a agência de notícias saudita SPA, Blinken e Faisal bin Farhan "analisaram os acontecimentos regionais, em particular a Faixa de Gaza e o Sudão", conflitos em que os Estados Unidos e a Arábia Saudita mostram empenhamento no sentido de se encontrarem soluções. 

O contacto telefónico entre Antony Blinken e o ministro dos Negócios Estrangeiros saudita, Faisal bin Farhan, ocorre depois de o Hamas ter anunciado, na quarta-feira, que "atualizou a posição" sobre a proposta do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre uma paragem das hostilidades em Gaza.

A guerra em Gaza começou após o ataque do Hamas contra Israel em que morreram 1.200 pessoas, a 07 de outubro de 2023.

A resposta militar de grande escala das forças israelitas contra o enclave fez, até ao momento, 38 mil mortos, segundo o balanço do Hamas que controla Gaza. 

Blinken e Bin Farhan "discutiram os esforços diplomáticos em curso para se alcançar um cessar-fogo (...) que prevê a libertação dos reféns, um aumento significativo na distribuição da ajuda humanitária e melhores acessos a Gaza (por parte de organizações humanitárias)", disse hoje o Departamento de Estado norte-americano através de um comunicado.  

De acordo com a mesma nota, os dois dirigentes "falaram também sobre a forma de estabelecer meios de governança, segurança e reconstrução no período posterior ao conflito, de uma forma capaz de se manter a paz e meios de segurança duradouros, assim como garantir avanços para uma maior integração (de Gaza) a nível regional". 

O reino da Arábia Saudita, aliado dos Estados Unidos, estava a preparar, em 2023, a normalização das relações com Israel antes da eclosão da guerra em Gaza.

A campanha militar israelita congelou o processo com duras críticas de Riade contra Israel.

Hoje, o ministro dos Negócios Estrangeiros Saudita reiterou os pedidos de cessar-fogo "imediato" em Gaza que permita a entrada de ajuda e "prepare o caminho para estabelecimento de um Estado palestiniano independente". 

Leia Também: Israel afirma que está a estudar "resposta do Hamas" sobre cessar-fogo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório